Iniciamos na quarta-feira da semana passada, dia 19, o programa “Prefeitura perto de você”, uma iniciativa que tem como objetivo ouvir as demandas das pessoas das regiões da cidade. Começamos pelos bairros Parque Ribeirão Preto e Jardim Progresso e já fizemos um novo encontro anteontem, terça-feira, com moradores dos bairros Quintino Facci II e Avelino Alves Palma. Na próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, será em Bonfim Paulista, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Onde também foi inaugurado o CRAS 9.
Nestas reuniões a participação do prefeito é acompanhada de secretários e assessores para que se possa responder à grande maioria das questões, com informações claras e propostas factíveis. A prefeitura fará todos os esforços necessários para atender as demandas apresentadas durante os encontros com a população. É muito importante ouvir as necessidades de quem vive o dia a dia dos bairros, as dificuldades enfrentadas, suas ideias e sugestões de melhorias. Algumas serão implantadas ainda neste ano, outras serão analisadas e poderão ser incluídas em 2024, na próxima LOA – Lei Orçamentária Anual.
O fundamental é que tenhamos conhecimento das prioridades, para governar cada vez com mais acertos, levando às pessoas o que elas mais precisam naquele momento.
A prefeitura já ouve a população por outros meios. Desde o início de nossa primeira gestão, em 2017, buscamos modernizar nossa relação com os munícipes por meio dos mais diferentes veículos de comunicação. Concedemos, por exemplo, centenas de entrevistas a emissoras de rádio e televisão – a maioria com a participação ao vivo da população – e a sites de notícia, jornais e revistas. Nestas ocasiões nos colocamos à disposição dos munícipes para que enviassem perguntas, críticas, opiniões e sugestões por meios eletrônicos.
Também por meio dos veículos de comunicação conhecemos a grande parte das demandas da população, que ainda se comunica com a administração por meio de associações de moradores e de outras entidades da sociedade civil organizada. Outra preocupação, desde o início de nossas gestões, foi ampliar os mecanismos de transparência de toda a máquina pública. Assim, grande parte das dúvidas passaram a ser sanadas por meio eletrônico, com a oferta cada vez maior de informações aos cidadãos.
Outro canal importante para que os munícipes apresentem seus pedidos é através dos vereadores. A Câmara Municipal é um ponto imprescindível de ressonância dos desejos da sociedade. E os vereadores atentos buscam informações por meio de requerimentos e fazem indicações de obras e serviços solicitados a eles nos bairros da cidade. Solicitações que também podem ser feitas pelos canais diretos da prefeitura com os cidadãos, por meio telefônico ou eletrônico.
Também nos últimos anos ampliamos de forma considerável e crescente a participação da administração nas redes sociais. As redes são veículos diretos de interação. Ao mesmo tempo em que levam informações aos munícipes, trazem de volta questionamentos, sugestões, críticas e elogios. E este é também um canal bastante “ouvido” por nossa gestão. Porque este é um meio onde as pessoas sentem-se à vontade para manifestar seus pensamentos e, com isso, indicar necessidades nem sempre visíveis aos olhos dos gestores.
Eu também sempre tive a preocupação de ouvir as opiniões dos técnicos e servidores que nos cercam, antes de tomar as decisões sobre assuntos da cidade. Procuro sempre me cercar das melhores informações para melhor decidir. Mas asseguro que não há nada mais afirmativo e seguro que ouvir as pessoas de perto, dialogar e encontrar as soluções que elas procuram. É isso que este novo programa propõe. Ouvir mais e acertar o maior percentual possível, para que a cidade em que vivemos possa ser o reflexo do que desejam as pessoas que nela vivem.