Tive ontem, quarta-feira, 16, a felicidade de tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. A sensação de se chegar a um momento tão esperado é indescritível. Fiquei muito feliz. É uma sensação que todos os brasileiros, que já receberam a vacina ou estão prestes a receber, já tiveram ou gostariam de ter. É a manutenção, a preservação da saúde e a nossa busca da retomada da vida normal, sem as restrições de distanciamento, de comportamento, com o reinício da convivência próxima das pessoas que gostamos. Vacinar é garantir a saúde da nossa população.
Até agora foram muitas as pessoas (e poderiam ter sido muito mais) que puderam sentir esta emoção ímpar, assim como se estivesse tomando um remédio para curar uma doença grave. Na verdade é este o efeito, com a vantagem de ser para evitar a doença antes que ela chegue. Na última terça-feira, dia 15, o site vacinômetro, do governo estadual, registrou que Ribeirão Preto vacinou, até aquela data, 291.260 pessoas, o que representa 41% dos 711.285 habitantes da cidade. A maior parte (198.284), no entanto, ainda precisa tomar a segunda dose da vacina, cujas datas serão programadas para agendamento. É muito importante que estas pessoas compareçam para receber a dose final do imunizante.
No caminho da imunização mais rápida, o governo estadual anunciou no último domingo, dia 13, a antecipação da vacinação no estado de São Paulo, programando a vacinação de toda a população adulta até o dia 15 de setembro deste ano. Como os municípios precisam seguir os programas de imunização dos estados, Ribeirão Preto terá também este limite para imunizar toda sua população adulta. É claro que como já fizemos ao longo deste ano, trabalharemos para garantir as vacinas o mais rápido possível. E para vacinar de forma ágil assim que as doses chegarem à cidade. Nossos serviços de saúde estão atentos para não perder tempo, principalmente quando o assunto é vacinar as pessoas.
Quem acompanha o site oficial da prefeitura e suas redes sociais, além das minhas próprias redes, sabe que temos informações sobre agendamentos e vacinações todos os dias, assim como sobre o Programa Acolhe Ribeirão, que está recebendo inscrições para fornecer auxílio de R$ 600,00 às famílias mais carentes neste momento de retração forçada e inevitável da economia como um todo. Nosso objetivo é vacinar a todos no menor espaço de tempo, para que possamos voltar a trabalhar dentro da normalidade possível, com a saudável movimentação econômica e o rápido desenvolvimento tão característicos de nossa cidade e região.
Temos pressa em garantir que a população receba suas doses da vacina de forma segura e rápida, porque queremos ver todos saudáveis e voltando aos seus convívios sociais tão importantes para a vida em comunidade. Porque a retomada das atividades econômicas é uma parte do nosso desejo de vida no pós-pandemia. Parentes e amigos precisam da convivência em sociedade, de contatos próximos, de vida comum. As pessoas se ajudam estando juntas. Por isso é fundamental que consigamos colocar nossas vidas o mais próximo possível da normalidade que vivíamos antes de a pandemia começar, no início do ano passado.
A nossa luta é grande. Enquanto estamos na busca pela solução não podemos nos esquecer de forma alguma dos cuidados que mantivemos até aqui. Higiene constante das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, uso constante de máscara quando em locais públicos e o distanciamento preventivo entre as pessoas. Com isso vamos conseguir esperar pelo tempo que ainda falta para a imunização total, de preferência com redução na transmissão de casos e no número de internações em função da covid-19. Vamos juntos que a hora há de chegar.