A semana quando é comemorado o DIA MUNDIAL DA ÁGUA terminou. É cultural entre nós esquecermos dos compromissos assumidos ou analisados nestas datas. Se não vejamos:
Na SEMANA DO MEIO AMBIENTE são feitos discursos, promessas, limpeza de praças e ruas, cuidado com as “coisas ambientais; Encerrada a semana, tudo volta a ser como antes!
Na SEMANA DA ÁRVORE não se fala em outra coisa nas escolas, plantam-se milhares de mudas de árvores ecansam a população com propaganda na mídia a respeito da efeméride; Terminada a semana, as mudas secam por não serem irrigadas e “não se fala mais nisto”.
Venho acompanhando, e porque não participando destes eventos a mais de três décadas e pouco ou quase nada ví de continuidade de programas prometidos em verso e prosa pela população epelos poderes constituídos.
Acredito que não apenas a Semana da Água, como todas as datas contendo efemérides, têm plena condição de prosseguirem de forma mais branda quando a população em geral e principalmente as escolas podem desenvolver programas de conscientização, de tal forma a haver um processo de “EDUCAÇÃO AMBIENTAL” que possa desenvolver a conservação das coisas da natureza.
Baseado nesta tese é que solicitamos aos educadores, aqueles primeiros a terem a oportunidade de cuidar dos seres humanos com condição de raciocínio, de procurarem desenvolver programas com exemplos de métodosda CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
Desde a Matemática, passando pela Geografia e História, penetrando na Música, há muitos exemplos que podem ser vistos e explicados das coisas do Meio Ambiente.
Após o Oitavo Fórum Mundial da Água e o nosso Fórum Regional (Metropolitano), ambos em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA que ocorre anualmente em 22 de março, surge a oportunidade para ser feita uma reflexão, e mais, um trabalho que dê prosseguimento àquilo que foi discutido nestes eventos.
Acredito, nobre leitor(a), que o assunto é sério por demais; Para tanto basta acompanhar os noticiários diários para enxergar a degradação ambiental e dos recursos hídricos que estão ocorrendo!
Com a palavra você leitor(a), você professor(a), você administrador(a) em todos os níveis!