Ribeirão Preto está entre as cidades mais seguras entre as que têm população de 500 mil a um milhão de habitantes. A informação está no anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, que aponta a nossa como a 5ª mais segura entre suas similares. O anuário leva em conta dados coletados pelo IBGE e pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e tem como indicador principal o número de assassinatos por mil habitantes, seja de homicídios ou feminicídios. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
Temos a segurança como uma das prioridades da prefeitura de Ribeirão Preto, e os investimentos empenhados nos últimos anos rendem frutos para toda a população, como este que na semana passada chegou ao nosso conhecimento e que é motivo de orgulho para gestores e moradores desta cidade que nos surpreende positivamente todos os dias. Neste caso específico, o resultado é reflexo do trabalho da cidade em parceria com o governo estadual, responsável pelas forças de segurança que atuam nas cidades paulistas.
De nossa parte oferecemos estrutura e facilidades para que o trabalho de segurança possa ser feito com assertividade. E o resultado positivo aponta que trabalhamos corretamente. Na comparação com os demais municípios de mesmo porte, Ribeirão Preto está atrás apenas de Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Osasco (SP) e Florianópolis (SC) e à frente de Sorocaba (SP), Joinville (SC), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Cuiabá (MT).
Ao mesmo tempo em que colaboramos com as forças policiais estaduais, temos investido sistematicamente na estruturação e valorização da Guarda Civil Metropolitana (GCM), bem como em parcerias com as polícias Civil e Militar, para favorecer ações preventivas e de combate à criminalidade no município. Ações paralelas e que têm como objetivo ampliar o trabalho preventivo também são realizadas.
O maior exemplo é o estabelecimento de uma Parceria Público-Privada (PPP) para renovar a iluminação de toda a cidade. Cidade mais iluminada desestimula a ação de criminosos, que agem principalmente no período noturno, quando a vigilância é automaticamente reduzida pela menor presença de pessoas nas ruas. O leilão da PPP já foi realizado e a empresa que será a parceira de Ribeirão Preto já está escolhida. O contrato prevê a troca das atuais lâmpadas por lâmpadas de led em mais de 80 mil pontos da cidade.
Na busca por um ambiente mais seguro para os habitantes da cidade, renovamos em 100% a frota de viaturas da GCM; criamos a Patrulha Maria da Penha, investimos no patrulhamento rural, com viaturas específicas para segurança no campo; especializamos nosso canil para busca de drogas em poder de traficantes e localização de pessoas desaparecidas; renovamos o armamento dos agentes da GCM, incluindo uso de tecnologia menos letal; ampliamos o efetivo para melhorar as rondas.
Também utilizamos 40 câmeras de segurança “speed dome” (que faz giro 360 graus) em pontos estratégicos do quadrilátero central e 62 câmeras Bullet (fixas) em 21 pontos periféricos para o monitoramento do Sistema Detecta, que está recebendo ampliação no número de equipamentos, com mais 24 câmeras.
É claro que nas grandes cidades sempre há a sensação de insegurança. Até porque os fatos acontecem onde há maior circulação de pessoas e vias e praças mais movimentadas. E há também a repercussão dos fatos por despertarem a curiosidade das pessoas. Mas, com base nos números coletados, a nossa segurança vem melhorando significativamente. E vamos trabalhar sempre para melhorar muito mais.