Tribuna Ribeirão
Geral

A revolução dos carros com chegada do Corcel

Ford Corcel: o primeiro modelo foi lançado em1968, há 50 anos

O Ford Corcel, lançado há 50 anos, é um daqueles carros que marcaram época e entrou para a história como um dos maiores sucessos da marca no Brasil. Durante seus 18 anos de vida (de 1968 a 1986), so­mou 1,4 milhão de unidades produzidas e criou um novo padrão no segmento de carros médios, dando origem a uma família completa que incluiu a perua Belina, a picape Pampa, o sedã de luxo Del Rey e a pe­rua Del Rey Scala.

O Corcel teve como base o chamado projeto “M”, que a Willys-Overland do Brasil de­senvolvia em parceria com a Renault quando foi adquirida pela Ford em 1967. A versão fi­nal incluiu várias adaptações no motor, câmbio e suspensão para atender o mercado brasileiro e cumpriu a missão de ser o carro de volume da marca, emplacan­do 4.500 unidades logo no pri­meiro mês de vendas.

O nome Corcel, escolhido entre 400 opções, foi inspirado no sucesso do Mustang. Com linhas simples e equilibradas, o sedã familiar de quatro portas e tração dianteira surpreendia pelo espaço interno, pela visibi­lidade e pelo conforto dos ban­cos. A direção, mesmo sem ter assistência hidráulica, era leve de manobrar. Seu motor 1.3 foi o primeiro a trazer radiador selado, que dispensava a repo­sição de água.

Em 1969, a linha ganhou a versão de duas portas e a espor­tiva GT com teto de vinil, rodas especiais, faixas pretas no capô e nas laterais. No ano seguinte, foi lançada a perua Belina. A linha passou por duas reestilizações, em 1973 e 1975, e passou a ofe­recer a versão de luxo LDO, com teto de vinil.

Corcel II
Após dez anos de sucesso, a grande remodelação da linha veio no final de 1977, com o Corcel II, trazendo uma carro­ceria totalmente nova de duas portas – a preferência na época –, nas versões L básica, LDO de luxo e esportiva GT. Por ser mais larga e mais baixa ela fazia o carro parecer maior, apesar de ter praticamente o mesmo com­primento.

A suspensão macia e resisten­te, a estabilidade, o nível de ruído e o interior confortável e elegante eram destaques. Suas inovações incluiam a ventilação dinâmica de grande vazão e o primeiro para-brisa laminado de série. Já nos primeiros dez meses de lan­çamento, o novo modelo atingiu o recorde de 100 mil unidades.

O Ford Corcel II, lançado nem 1979, no final da década de 1970, e a perua Belina

Lançado com motor 1.4, o Corcel II passou a ser equipa­do em 1979 com um propulsor 1.6, mais potente. Em 1980, ele introduziu o 1.6 a álcool, consi­derado por muitos o melhor da indústria e um marco no desen­volvimento de motores com esse combustível no Brasil.

A versão Corcel II Hobby, com acabamento despojado e apelo jovem, foi lançada em 1980. No mesmo ano, a linha atingiu a marca de um milhão de unidades produzidas, iné­dita no Brasil para um carro médio. No ano seguinte, trouxe cintos dianteiros de três pontos e a opção de teto solar. Nessa época, foi oferecida também uma versão furgão da Belina, o Corcel II Van.

O Del Rey, sedã de luxo com quatro portas, foi outro membro de sucesso da família Corcel. Lançado em 1981, marcou épo­ca pelos itens de conforto e teve depois uma versão de duas por­tas. Em 1982 a linha gerou a pi­cape Pampa, que também teve o nome inspirado em cavalos e fez muito sucesso. No ano seguinte, surgiu outra perua derivada da família: a Del Rey Scala.

Em 1984, o Corcel II pas­sou a contar com o motor 1.6 CHT, nas versões a gasolina e a álcool. Outra grande inovação era a garantia de três anos con­tra corrosão, então a maior do mercado. Toda a linha foi rees­tilizada em 1985 e perdeu o “II” do nome, até o encerramento da produção em 1986.

Postagens relacionadas

Dupla assalta idoso na frente do Terminal Rodoviário

Redação

Sete bairros podem ficar sem água nesta sexta

Redação 2

Pesquisa aponta que 25% dos consumidores de RP comprarão na última hora

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com