A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove, durante o período de isolamento e distanciamento social, o projeto “40tena Cultural”, com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade. Todas as atividades são transmitidas pelas redes sociais da entidade: site (www.fundacaodolivroeleiturarp.com), Instagram (@fundacaolivrorp) e Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP), com orientações para cada uma, conforme o formato.
O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações. Nesta quinta-feira (16), a autora local homenageada pela 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), Semíramis Paterno, apresentará a oficina “Como se faz um livro?”. A atividade será publicada nas redes da fundação e poderá ser acessada a qualquer momento. Nesta sexta-feira (17) haverá a contação “Histórias da Índia” (ao vivo), às dez horas. A transmissão será ao vivo (live) pelo Instagram da Fundação do Livro e Leitura, com a artista Eula Hallak.
No sábado (18), às dez horas, acontecerá o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. A atividade faz parte da semana da “40tena Cultural” e tem coordenação da atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana. O encontro, que é tradicionalmente realizado um sábado ao mês na sede da Fundação, em período de quarentena, acontece pela Plataforma Zoom, muito utilizada no meio corporativo. Este será o segundo encontro do núcleo durante a quarentena.
Míriam Fontana conta que o primeiro encontro trouxe uma certa apreensão e ansiedade para que tudo desse certo, mas foi emocionante, com participação de contadores da cidade e de outras localidades, bem como interessados em ouvir sobre o ofício de contar histórias. “O uso da tecnologia tem sido fundamental nesse momento, oferecendo novas formas de aprendizados, de encontros. Estamos superando a distância física e conseguindo nos comunicar, contar histórias e compartilhar vivências de forma virtual”, comenta.
A atividade do núcleo terá uma parte prática inicial com exercícios de respiração e movimentação corporal. “Faremos alguns exercícios corporais, envolvendo também a respiração e a voz, que serão coordenados por Gracyela Gitirana”. Para a coordenadora do núcleo, a continuidade dos encontros pela internet mostra aos participantes que, mesmo dentro de casa, não precisam parar suas vidas. “A proposta é redescobrir nossa atividade pessoal, emocional, física e intelectual dentro do espaço da casa e ainda com a possibilidade da comunicação social via redes sociais”, conclui Míriam Fontana. No domingo haverá homenagem em todos os canais para comemorar o Dia do Índio.
O projeto – O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da fundação.
Foto: Divulgação
Semíramis Paterno apresentará a oficina “Como se faz um livro?”: atividade será publicada nas redes da fundação e poderá ser acessada a qualquer momento