No dia 21 de fevereiro, foi celebrado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil, data que remete à chegada do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos no Estado do Espírito Santo. O que na época era um simples grupo de homens em busca de um futuro melhor, 150 anos depois se tornou uma consolidada comunidade no Brasil e, em particular, no estado de São Paulo que tem uma rica herança ítala e influências na cultura paulista, como festas, língua, culinária e tradições.
Segundo dados da Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 32,5% da população paulista é descendente desta nacionalidade, o que totaliza 13 milhões de pessoas. Somente o Estado de São Paulo, abriga entre 15 e 20 milhões de descendentes de italianos e cerca de 345 mil ítalos descendentes com cidadania italiana reconhecida.
A abrangência desse vínculo, tanto econômico quanto cultural, assumiu um caráter institucional em 2008, com o reconhecimento pelo governo brasileiro do Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. Veja a influência dos italianos na região.
Ribeirão Preto
Os imigrantes italianos tiveram um papel determinante na evolução da cidade, contribuindo não só com o trabalho e com a visão empreendedora, mas, também, com valiosas tradições culturais. As lavouras de café de Ribeirão Preto foram o destino de muitos dos italianos que chegaram ao país. Aos poucos eles se transferiram para a área urbana e, como vários deles tinham um ofício, passaram a se dedicar a essas profissões, contribuindo de forma efetiva para o progresso da cidade.
A influência italiana atingiu seu ápice de imigração no município entre o final do século XIX e o início do século XX e pode ser vista em diversos aspectos, seja na gastronomia, na arquitetura ou na cultura. Um importante evento da cidade é o Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (FestiItália). Realizado pela Società Dante Alighieri, é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Outro evento é o Festival “Nostra Itália”.
Barretos
A relação de Barretos com a cultura italiana começou entre 1910 e 1920, quando a cidade recebeu uma grande quantidade de imigrantes italianos. Eles vieram trabalhar nas fazendas de café, que era o principal produto exportado na época.
Atualmente, a cidade realiza a Festa Italiana, que acontece no mês de maio. A Festa é uma celebração anual que conta com comidas típicas da culinária italiana, além de apresentações de danças folclóricas, música tradicional italiana e atividades culturais. A festa é realizada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário.
Santa Rita do Passa Quatro
A cidade é uma estância climática e recebeu vários imigrantes italianos durante a 2ª Guerra Mundial, o que fez com que 75% da população da cidade seja descendente de italianos, que vieram da região de Veneto e Lombardia, na Itália. Um dos principais eventos da cidade é o Festival de Tradições Italianas, que ocorre de 5 a 8 de julho, na Praça Poeta Mario Mattoso (praça da Estação).
O evento conta com apresentações de músicas e de danças típicas. Barraquinhas com comidas tradicionalmente italianas também fazem parte do evento. O Festival é uma homenagem à presença majoritária de descendentes italianos no município.
Batatais
A relação da cidade de Batatais com a Itália se iniciou com a chegada de cerca de 8 mil imigrantes italianos na cidade, durante a grande imigração, que ocorreu entre 1880 à 1930. A maioria dos imigrantes trabalhou na lavoura cafeeira em expansão.
Atualmente, um dos principais eventos de Batatais é o Festival Gastronômico e Cultural di San Gennaro, que ocorre de 5 a 15 de setembro. Tem grande importância no calendário do município, e conta com variados shows italianos e de outros estilos musicais. Além disso, há exposições de carros antigos, encontro de motociclistas, exposições de artes e artesanatos e típica comida italiana regada a bons vinhos.