Parlamentares de Ribeirão Preto apostam na ferramenta digital Fanpage para ampliar a divulgação de suas ações e atingir um número maior de seguidores
Para conseguir maior proximidade com a população os vereadores de Ribeirão Preto estão investindo no uso das Fanpages como forma de ampliar a divulgação de suas ações e aumentar o número de seguidores. Levantamento feito pelo Tribuna Ribeirão junto às páginas oficiais e ao perfil do Facebook, dos 27 parlamentares, mostra que as Fanpages (páginas profissionais) são quase unanimidade entres eles. Apenas o vereador Maurício da Vila Abranches (PTB), não possui uma. Ele prefere investir no contato por meio de sua página de perfil onde, segundo o parlamentar, tem cerca de 400 interações por dia. No Facebook o usuário pode ter no máximo cinco mil amigos, mas pode habilitar o recurso “seguidores” para que mais pessoas possam segui-la. Neste caso, as postagens têm que estar em “publico” para que eles possam vê-las.
Entretanto, o perfil no Facebook não é ferramenta digital preferida pelos vereadores. A maioria está migrando para a popular página de fãs. Os parlamentares com mais seguidores digitais são respectivamente Lincoln Fernandes (PDT), Igor Oliveira (MDB), Jean Corauci (PDT), Orlando Pesoti (PDT), Rodrigo Simões (PDT) e Marcos Papa (Rede). O levantamento foi feito no dia 28 de fevereiro e incluiu o total de seguidores da Fanpage e do perfil no Facebook. Vale lembrar que este número pode eventualmente variar para menos, já que no caso de quem tem os dois instrumentos digitais um mesmo seguidor pode estar nos dois perfis. (ver números nesta página).
Segundo o especialista em marketing digital Arthur Freire, a principal vantagem da Fanpage é que ela permite impulsionar a postagem fazendo com que o conteúdo disponibilizado atinja um número maior de pessoas, além daquelas que já curtem a página. Também possibilita que ao fazer um “post” o dono da página estabeleça determinados filtros para que a mensagem chegue ao seu público-alvo. Entre este filtros podem estar, por exemplo, idade, sexo, cidade, assuntos de interesse das pessoas, status de relacionamento, entre outros. O especialista explica também que um erro muito comum é o fato de que ao impulsionar uma publicação o usuário não dá muita atenção aos filtros, o que faz com que o retorno seja muito ruim, frustrando assim o dono da página. Vale ressaltar que o usuário é quem determina o valor que deseja investir neste impulsionamento e a quantidade de dias que a postagem ficará ativa.
O que eles dizem:
Lincoln Fernandes (PDT)
O vereador Lincoln Fernandes, atual presidente da Câmara de Vereadores tem 57.160 seguidores e garante que usa as redes sociais sem máscara e de forma transparente. “Isso gera a importância de se ter um contato direto com o público em uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que mostro conteúdo também tenho a oportunidade de receber e entender os anseios da população”, afirma. Ele diz ainda que faz em média uma publicação por dia e que as postagens e respostas quase sempre são realizadas por ele. “Mas conto com ajuda da equipe quando a demanda é muito grande”, garante.
Igor Oliveira (PMDB)
Para o vereador Igor Oliveira que tem 46.877 seguidores, as redes sociais são um canal aberto de comunicação com a população. “Através dela ficamos sabendo de problemas diários da nossa cidade, tendo uma visão clara dos sentimentos e anseios dos moradores. Esse diálogo permite que tenhamos agilidade para captar e principalmente solucionar todas as demandas. Com uma relação franca e transparente, nosso número de seguidores que cresce a cada dia. Por isso, faço muita questão de sempre responder a cada questionamento, quebrando a barreira da distância através da interação com o internauta”, sentencia.
Orlando Pesoti (PDT)
Com mais de vinte mil seguidores em sua Fanpage, o vereador Orlando Pesoti (PDT), também aposta na ferramenta para ampliar a divulgação de suas realizações políticas. Orlando Pesoti é quem que faz suas postagens de vídeos e publicações e acredita que com isso agiliza a prestação de contas de suas atividades parlamentares. “Além da página faço muitas transmissões via WhatsApp”, conta.
Seguidor não é sinônimo de voto
Apesar de ter sido considerada por especialistas como o grande diferencial nas eleições do ano passado e ter sido fundamental para eleger muita gente, as redes sociais e o número de seguidores que uma pessoa tem não é a garantia de voto por dois motivos básicos. O primeiro está ligado ao fato de o seguidor, por exemplo, não residir na mesma cidade ou estado do potencial candidato, o que impediria o seu futuro voto. Exemplificando: um vereador de Ribeirão Preto pode ter seguidores que morem em outras cidades. Neste caso, a menos que eles transfiram o título de eleitor para Ribeirão Preto não poderão votar nele.
Outro motivo é o fato de que seguir alguém nas redes sociais pode ter motivos mais prosaicos do que a política. Um exemplo disto é o ex-deputado estadual e atual vereador em Barrinha, Adilson Barroso, que ganhou popularidade ao fazer postagens diárias bem humoradas cumprimentando legumes, frutas e animais. Além das fotos ou vídeos ele dava rápidas explicações sobre os produtos postados. Com isso, conseguiu angariar 8,2 milhões de seguidores em seu Facebook.
Apesar de ter atingido, no período anterior às eleições do ano passado, mais seguidores do que o ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, que na época tinha 3,5 milhões de seguidores e o então candidato a presidência, Jair Bolsonaro, com 5,3 milhões, Adilson Barroso não conseguiu se eleger deputado federal. Teve apenas 42.717 votos nas eleições de 2019. Número considerado ínfimo em comparação com seus seguidores virtuais.
Antes de ser deputado, em 1988, Barroso foi eleito vereador de Barrinha e reeleito em 1992. Em 1996 alcançou a vice-prefeitura da cidade, sendo reeleito depois. Em 2004 filiou-se ao PSC e foi eleito presidente estadual do partido. Em 2006 disputou a reeleição ao cargo de deputado estadual, onde obteve 23.091 votos, ficando como suplente. Em 2012, tornou-se fundador e presidente nacional do Partido Ecológico Nacional, o PEN, hoje Patriota. Em 2014 foi candidato a deputado federal pelo PEN, onde obteve 35.238 votos, não sendo eleito. Nas eleições municipais em 2016 foi eleito vereador de Barrinha para o terceiro mandato. No ano passado não conseguiu se eleger deputado federal.
Tire suas dúvidas sobre as Fanpages
O especialista em marketing digital, Arthur Freire, dono de uma agência na capital paulista, especializada em estratégia, buscas e redes sociais explica que os políticos devem usar tais ferramentas para ouvir seu eleitorado e assim poder montar uma boa agenda política, definir prioridades de ações baseadas no que a população deseja.
Tribuna Ribeirão – A Fanpage é um instrumento essencial para divulgação das ações de um político?
Arthur – Atualmente as páginas no Facebook e Instagram são fundamentais para uma comunicação mais rápida, transparente e mais próxima dos eleitores, mas para isto, é claro que o político não pode apenas postar informações sobre si e seus feitos e não responder aos eleitores seja críticas, dúvidas ou elogios. No mundo atual, as pessoas querem ser ouvidas e ter seus pleitos respondidos rapidamente. Não responder ou não interagir com esta população é um grande erro e pode custar caro.
Tribuna Ribeirão – Como quem opta por esta tecnologia deve utilizá-la?
Arthur – Primeiramente com responsabilidade e transparência, pois na web é muito fácil descobrir alguma mentira ou fato mal contado e isto pode se virar rapidamente contra o político e tomar proporções enormes. Os políticos devem usar tais ferramentas para ouvir seu eleitorado e assim poder montar uma boa agenda política, definir prioridades de ação baseado no que a população está pedindo.
Tribuna Ribeirão – Existem outros recursos digitais mais eficientes do que as fanpages?
Arthur – Ela tem diversos recursos multimídia embarcados como fotos, textos, vídeos e até transmissões ao vivo – as conhecidas ‘lives’ -, possibilidade de curtir e compartilhar conteúdo, então não consigo pensar em nenhuma outra ferramenta melhor. Vale lembrar que quando falamos em redes sociais, aqui incluo o YouTube, ambiente propício para divulgação de vídeos, item que tem se destacado a cada ano.
Tribuna Ribeirão – Se fosse elaborar uma estratégia de marketing digital para um político que conselho daria para ele?
Arthur – Um bom conselho seria estar em diferentes plataformas e não apenas nas redes sociais. Com certeza a criação e atualização de um website é fundamental para aqueles que querem conhecer mais da carreira do político, propostas, leis aprovadas, assistir alguns vídeos diretamente no site, etc. As redes sociais são para conteúdos rápidos, resumidos e momentâneos. Na rede social fica bem mais difícil você “contar a história” da carreira de um político apenas através de posts, pois o conteúdo ficaria bastante “picado”.
Tribuna Ribeirão – Independente de legislação, que instrumentos o usuário – população – tem para não ser enganado pelas fake news?
Arthur – O melhor instrumento ainda é pesquisar as informações em veículos de comunicação de confiança, ouvir diferentes fontes da mesma história e desconfiar de notícias repassadas sem embasamento e por pessoas desconhecidas. C
Ranking de seguidores dos vereadores:
Lincoln Fernandes
Fanpage – 21.790
Perfil – 35.370
Total – 57.160
Igor Oliveira
Fanpage – 46.877
Perfil – não tem
Total – 46.877
Jean Corauci
Fanpage – 36.459
Perfil – não tem
Total – 36.459
Orlando Pesoti
Fanpage – 23.998
Perfil – 7.431
Total 31.429
Rodrigo Simões
Fanpage – 9.629
Perfil – 15.900
Total – 25.529
Marcos Papa
Fanpage – 21.317
Perfil – 1.437
Total – 22.754
Fotos: JF Pimenta