Uma comitiva da prefeitura de Ribeirão Preto esteve na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, em Botucatu, no interior paulista, para visitar uma das fábricas responsáveis por parte da nova frota de ônibus do transporte coletivo urbano da cidade. Cerca de 150 veículos serão entregues pela Caio Induscar e deverão chegar ao município até o final de 2024.
Nesta quinta-feira (27), a mesma comitiva segue para São Mateus, no Espírito Santo, para vistoriar os outros veículos que estão sendo produzidos para Ribeirão Preto. A unidade será responsável pelos demais 150 veículos. Nesta quarta-feira, em postagem nas redes sociais direto do Hospital Unimed, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que alguns ônibus devem começar a rodar já na segunda-feira, 31 de julho.
Nesta data vence o prazo estipulado para entrega da primeira remessa. Em 4 de fevereiro deste ano, o presidente do Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) e que opera 119 linhas com 352 ônibus na cidade –, Roque Felício, confirmou que o grupo investiria R$ 40 milhões em 50 novos veículos até julho deste ano.
Cada unidade deve custar R$ 800 mil. Em 2023, serão entregues 155 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado, preferencialmente suspensão pneumática, uma catraca, wi-fi e porta de conexão para carregamento de aparelho celular para a primeira etapa de implantação.
O investimento previsto é de R$ 124 milhões neste ano. Deste total, 31 são miniônibus e 124 são básicos. A prefeitura diz que o prazo para entrega é “preferencialmente em julho de 2023 e obrigatoriamente até 31 de outubro”. O PróUrbano terá de comprar e disponibilizar 54 ônibus padrons. A segunda e última etapa termina em 2024, com mais 150 veículos.
Serão 305 novos veículos no total, até o final do ano que vem. Se o preço dos ônibus – mesmo modelo usado em Macapá, a “Capital Morena” do Amapá – não sofrer reajuste até lá, o montante investido será de R$ 244 milhões, com mais R$ 120 milhões em 2024 para a compra de 150 unidades.
Conforme exigido pelo prefeito Duarte Nogueira, em recuperação de uma cirurgia para retirada do apêndice, os novos ônibus que estão sendo produzidos em Botucatu são totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia.
Itens de tecnologia embarcada como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema wi-fi, compõem os novos ônibus. Também contam com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.
Os itinerários são mostrados em led e foram posicionados em pontos estratégicos da carroceria, para facilitar a visualização das linhas. “Implantamos 56 quilômetros de corredores de ônibus, quase 700 quilômetros de asfalto novo na cidade e agora complementaremos com a nova frota, zero quilômetro, com todo conforto e segurança para a população. A nova frota começa a chegar na próxima semana e será substituída completamente até o final de 2024”, informa.
O CEO e vice-presidente comercial da empresa, Maurício Cunha, afirmou que os novos ônibus proporcionarão conforto e modernidade aos usuários do transporte público do município. “A população de Ribeirão Preto irá receber o que há de mais moderno em transporte coletivo. O modelo escolhido para compor a frota da cidade, agrega qualidade, solidez estrutural, tecnologia segurança e conforto”, pontua.
A renovação da frota faz parte do acordo assinado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o Consórcio PróUrbano no âmbito do contrato de concessão, que permitiu repasse de R$ 70 milhões para o grupo concessionário com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia de coronavírus nos cofres das empresas.
Além disso, em junho a prefeitura começou oficialmente a subsidiar o déficit do transporte coletivo urbano. No dia 8 do mês passado, a administração Duarte Nogueira fez o primeiro repasse para o Consórcio PróUrbano. O subsídio será de R$ 2,09 por passageiro transportado – número de vezes em que a catraca rodar. A tarifa de ônibus custa R$ 5,00 atualmente, mas subiria para R$ 7,09 sem o socorro do município.