Tribuna Ribeirão
Cultura

‘A Náusea’ chega ao Municipal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Seria a beleza da mulher um pecado que precisa ser expurga­do? No espetáculo “A Náusea”, que neste mês de novembro integra a agenda do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o Grupo Fócu de Teatro – um dos núcleos da Cia. Representando a Arte – resgata o tema levantado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), em 1949, no texto de “Dorotéia”, que inspira a produção.

O espetáculo estará em cartaz na terça (23) e na quarta-feira, 24 de novem­bro, com sessões às 20 horas. O espetáculo não é recomen­dado para menores de 14 anos. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-en­trada). Estão sendo vendidos pelo elenco do Grupo Fócu no telefone (16) 99453-0247.

O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. Para compra online há taxa de ser­viço. O local tem capacidade para receber 515 pessoas e o decreto número 239/2021, publicado na edição de 28 de outubro do Diário Oficial do Município (DOM), permite a ocupação de 100% do espa­ço. O estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841.

A adaptação mantém o eixo central original, que traz uma protagonista diante de uma nova realidade de vida, depois que abandona o trabalho como pros­tituta e pede abrigo na casa das primas – onde somente será acei­ta se concordar em tornar-se feia. E mais, também faz parte das condições para sua estada a ade­são ao puritanismo das primas, que não enxergam os homens e não dormem para não sonhar.

Para Richard Oliveira, di­retor geral de “A Náusea”, o texto da peça adaptada “é um grito sobre as questões femini­nas, sobre o pecado imposto, a pressão e sobre a atualidade”. O espetáculo conta com elen­co formado por Bru Almeida, Ju Marques, Marcos Poellnitz, Suhelen Tica, Cláudia Bene­detti, Jefferson Sinaz, Jonas Zac e Rayana Rodrigues.

O Grupo Fócu de Teatro é um dos núcleos que integram a Cia. Representando a Arte, de Serra Azul, no interior paulista, e tem como prin­cipal objetivo de trabalho, a pesquisa e a produção teatral, buscando novas possibilida­des do fazer artístico. Tudo feito de forma independente.

A Cia. Representando a Arte atua há doze anos e além do núcleo do Grupo Fócu, mantém o projeto Oficinan­tes, de formação artística para crianças, e o Novos Artistas, núcleo voltado à capacitação e formação de atrizes e atores, que já colocou no mercado mais de 1.500 novos artistas.

A história da Cia. colecio­na a produção de 20 mostras teatrais, apresentação de 40 espetáculos e 13 premiações. “Trabalhamos voltados a propiciar arte e lazer para as pessoas, fomentando a cul­tura no interior do Estado e democratizando o acesso de todos a isso”, destaca o diretor Richard Oliveira.

Sinopse
Adaptada da obra de Nel­son Rodrigues “Dorotéia”, “A Náusea” tem como plano de fundo a peça mítica de mesmo nome. O espetáculo escrito em 1949 faz parte do teatro desagradável de Nel­son Rodrigues e traz em suas entranhas um universo bem típico do dramaturgo cario­ca. A farsa irresponsável é uma ode à beleza da mulher…

A heroína, título da obra, segue em busca da destruição de suas próprias feições para se igualar à pureza de suas primas. Numa casa só de mu­lheres, sem quartos e onde há mais de 20 anos não aparece um homem, chega Dorotéia, uma ex-prostituta arrependida que quer se redimir de seus pe­cados. A mulher, antes de vida airada, desequilibra todo o puritanismo existente na casa sem quartos, onde as mulheres se envergonham do próprio corpo nu debaixo das vestes.

Postagens relacionadas

Grupos artísticos de RP poderão participar da Caminhada do Calvário 

William Teodoro

Rick e Renner faz sua primeira Live no próximo sábado

Redação 1

A Voz do Brasil faz 85 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com