Tribuna Ribeirão
Cultura

‘A Náusea’ chega ao Municipal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Seria a beleza da mulher um pecado que precisa ser expurga­do? No espetáculo “A Náusea”, que neste mês de novembro integra a agenda do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o Grupo Fócu de Teatro – um dos núcleos da Cia. Representando a Arte – resgata o tema levantado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), em 1949, no texto de “Dorotéia”, que inspira a produção.

O espetáculo estará em cartaz na terça (23) e na quarta-feira, 24 de novem­bro, com sessões às 20 horas. O espetáculo não é recomen­dado para menores de 14 anos. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-en­trada). Estão sendo vendidos pelo elenco do Grupo Fócu no telefone (16) 99453-0247.

O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. Para compra online há taxa de ser­viço. O local tem capacidade para receber 515 pessoas e o decreto número 239/2021, publicado na edição de 28 de outubro do Diário Oficial do Município (DOM), permite a ocupação de 100% do espa­ço. O estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841.

A adaptação mantém o eixo central original, que traz uma protagonista diante de uma nova realidade de vida, depois que abandona o trabalho como pros­tituta e pede abrigo na casa das primas – onde somente será acei­ta se concordar em tornar-se feia. E mais, também faz parte das condições para sua estada a ade­são ao puritanismo das primas, que não enxergam os homens e não dormem para não sonhar.

Para Richard Oliveira, di­retor geral de “A Náusea”, o texto da peça adaptada “é um grito sobre as questões femini­nas, sobre o pecado imposto, a pressão e sobre a atualidade”. O espetáculo conta com elen­co formado por Bru Almeida, Ju Marques, Marcos Poellnitz, Suhelen Tica, Cláudia Bene­detti, Jefferson Sinaz, Jonas Zac e Rayana Rodrigues.

O Grupo Fócu de Teatro é um dos núcleos que integram a Cia. Representando a Arte, de Serra Azul, no interior paulista, e tem como prin­cipal objetivo de trabalho, a pesquisa e a produção teatral, buscando novas possibilida­des do fazer artístico. Tudo feito de forma independente.

A Cia. Representando a Arte atua há doze anos e além do núcleo do Grupo Fócu, mantém o projeto Oficinan­tes, de formação artística para crianças, e o Novos Artistas, núcleo voltado à capacitação e formação de atrizes e atores, que já colocou no mercado mais de 1.500 novos artistas.

A história da Cia. colecio­na a produção de 20 mostras teatrais, apresentação de 40 espetáculos e 13 premiações. “Trabalhamos voltados a propiciar arte e lazer para as pessoas, fomentando a cul­tura no interior do Estado e democratizando o acesso de todos a isso”, destaca o diretor Richard Oliveira.

Sinopse
Adaptada da obra de Nel­son Rodrigues “Dorotéia”, “A Náusea” tem como plano de fundo a peça mítica de mesmo nome. O espetáculo escrito em 1949 faz parte do teatro desagradável de Nel­son Rodrigues e traz em suas entranhas um universo bem típico do dramaturgo cario­ca. A farsa irresponsável é uma ode à beleza da mulher…

A heroína, título da obra, segue em busca da destruição de suas próprias feições para se igualar à pureza de suas primas. Numa casa só de mu­lheres, sem quartos e onde há mais de 20 anos não aparece um homem, chega Dorotéia, uma ex-prostituta arrependida que quer se redimir de seus pe­cados. A mulher, antes de vida airada, desequilibra todo o puritanismo existente na casa sem quartos, onde as mulheres se envergonham do próprio corpo nu debaixo das vestes.

Postagens relacionadas

Alessandra Freire fará nova live

Redação 1

‘Prot(AGÔ)nistas’ abre festejos do centenário da Semana de 22

Redação 1

Santarosa apresenta ‘Entre asas e gaiolas’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com