Quando a pandemia acabar e você estiver programando uma viagem ao litoral norte de São Paulo, pense com carinho em conhecer uma cidadezinha bem próxima às famosas Ubatuba e Caraguatatuba. Não, não tem mar, mas Natividade da Serra é cheia de história e cercada por atrativos da natureza.
A Represa de Paraibuna é a principal atração turística do município, ela atrai um grande número de pescadores do Vale do Paraíba e de outras regiões do estado. A cidade oferece cachoeiras pitorescas e uma natureza exuberante, entre elas: o Mirante, a Travessia de Ferry Boat, a Prainha, a Cachoeira do Rio Negro, a Cachoeira do Martins e a Cachoeira do Alemão.
Quando se trata de turismo ecológico, pode-se destacar: o Parque Estadual da Serra do Mar; a Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Represa da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Esses lugares proporcionam aos moradores e turistas a prática de esportes como a pesca e os esportes náuticos. Quando se trata de turismo histórico-cultural, a visita à Fazenda Ponte Alta, sede colonial dos Barões do Café no século 19, feita em taipa-de-pilão e tijolos, é uma recomendação.
Natividade da Serra passou por várias situações que marcaram sua fundação, a mais importante foi o represamento de rios da região, que possibilitou a construção de uma nova cidade. Na zona rural, o represamento das águas alterou as terras férteis, e os produtores passaram a investir na plantação de eucaliptos. Hoje o ar da cidade é um dos mais puros do estado.