Tribuna Ribeirão
Artigos

A importância da educação financeira

A educação financeira é o processo pelo qual as pesso­as começam a fazer escolhas mais conscientes sobre o uso do dinheiro. Podemos dizer que a educação financeira é a capacidade de entender como o dinheiro funciona e como usá-lo sem causar sofrimento em nossas vidas. Pessoas com boa educação financeira planejam melhor as suas finanças e gastam menos impulsivamente.

A educação financeira é um processo que permite des­frutar de diversos benefícios, como: melhorar a qualidade de vida das pessoas, planejando como gastar melhor o dinheiro e diminuindo as situações que ameaçam a saúde mental; pra­ticar o consumo consciente, onde as pessoas passam a avaliar melhor as suas compras, evitando o desperdício e o cuidado com o planeta; conquistar a sua liberdade financeira, condi­ção que permite que as pessoas utilizem o seu dinheiro sem preocupações. E nesse contexto, pode-se dizer ainda que, a educação financeira é o primeiro passo para a realização dos sonhos de comprar um apartamento, carro, moto, investir, viajar e ainda ter qualidade de vida.

A esta altura, ficou claro que a educação financeira é uma estratégia fundamental para quem deseja ter uma vida com qualidade e realizar seus sonhos. Agora, algumas dicas práticas para atingir esses objetivos: 1) faça um levantamen­to de todos os seus rendimentos, incluindo (por exemplo, salário, gratificações, horas extras) e todas as suas despesas mensais, incluindo (água, luz, telefone, prestações, aluguel, escola, mercado, por exemplo); 2) estabeleça um plano financeiro para utilização destes rendimentos com metas de curto, médio e longo prazo; 3) construa uma reserva de emer­gência que pode ser algo em torno de 6 salários para serem utilizados em situações inesperadas; 4) evite usar o cartão de crédito, fazer empréstimos e financiamentos sem planejamen­to e procure pagar suas contas em dia para não desperdiçar dinheiro com pagamento de multas e juros; 5) fique atento ao efeito manada “todo mundo compra, eu compro também”, procure comprar só o que você planejou e realmente precisa, não caia na onda do “marketing sedutor”; 6) faça suas aplica­ções financeiras de acordo com seu perfil de investidor para evitar sofrer com as oscilações do mercado financeiro e poder dormir bem.

Como vimos, a educação financeira é um processo simples que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a realização dos sonhos. Não tem segredo, é gastar menos do que você ganha, controlar as suas contas regularmente, escolher as aplicações financeiras de acordo com o seu perfil e buscar o máximo de informação. Esse é o caminho para o sucesso financeiro.

Postagens relacionadas

Neurociência da vida cotidiana (16): Dor social 

William Teodoro

Nobel de Economia – Massachutts Institute of Technology (MIT) 

Redação 2

A síndrome do touro

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com