Primeiro de tudo, é preciso reconhecer: empreender não é fácil. É deixar de lado a zona de conforto, o salário que cai na conta todo quinto dia útil e se arriscar. Além de reverter clientes – sem dúvida uma parte difícil de qualquer negócio, é preciso lidar com toda a burocracia. Pagar impostos. E correr o risco de, mesmo assim, quebrar a cara.
É possível, entretanto, diminuir os riscos. E aí que entra um aspecto que pode ser o pulo do gato: a comunicação. Digo isso com a experiência de quem, agora, vive o outro lado da história.
Minha história profissional está ligada, basicamente, às redações no Estado de São Paulo. Em mídia impressa, trabalhei em Americana, Ribeirão Preto, Jundiaí e Franca, atuei como freelancer para importantes veículos nacionais e atuo, atualmente, em uma emissora local. Há dois anos, entretanto, resolvi apostar em uma área na qual eu havia atuado no início de carreira e com a qual, para ser completamente honesto, eu nunca me identifiquei muito: assessoria de imprensa.
Como repórter, pauteiro, correspondente e editor de veículos de comunicação, vi, ao longo de 15 anos de profissão, muitas pessoas e algumas empresas serem profundamente afetadas por matérias jornalísticas. Para o bem e para o mal. Mas só pude compreender o papel da comunicação para o empreendedor depois que, curiosamente, tornei-me, eu mesmo, um empreendedor.
Se tivesse que resumir tudo o que tenho aprendido nos últimos anos como assessor de imprensa e como empreendedor, diria que o empreendedor deve buscar em uma empresa de comunicação a mesma paixão que faz com que ele se levante, todo dia, e encare todas as dificuldades pelas quais um negócio em formação passa. Claro que a competência técnica é fundamental em qualquer área, mas o retorno só acontece se houver sintonia entre o empreendedor e o prestador de serviço.
Com os primeiros clientes da minha agência de comunicação, comecei a perceber que, ainda que fosse um profissional competente nas minhas funções, com qualificação técnica, precisava que o mercado reconhecesse essas características. E aí, veja só, que eu, empreendedor de uma empresa de comunicação, me dei conta que eu precisava comunicar. Desde então, pude acompanhar a diferença que a comunicação faz em um negócio que está nascendo. E só se comunica de verdade com paixão.
Uma das coisas mais gratificantes, nesse sentido, é ver como uma divulgação bem-feita pode alavancar a trajetória das empresas. Tanto no sentido de aumentar divulgação e faturamento quanto na construção de uma marca. E esse é um grande diferencial para quem quer comunicar.
Assim, saber comunicar é um diferencial, especialmente para micro e pequenos, que geralmente têm recursos insuficientes para a publicidade. Ter seu negócio divulgado na imprensa, da maneira correta, vai além da publicidade gratuita. É um aval que determinado negócio realmente é confiável. É uma sinalização para consumidores e investidores que o produto desenvolvido é interessante. E isso realmente não é pouco.