Tribuna Ribeirão
Artigos

A importância da comunicação para a contabilidade

Uma das finalidades da contabilidade é fornecer informa­ções econômicas e financeiras úteis aos seus usuários. Nesse sentido, além de outros aspectos ressaltados no decorrer deste texto, a comunicação com o público de interesse é um recurso e ferramenta fundamental para o profissional contábil.

É um assunto amplo que pode ser desdobrado em vá­rias frentes. Neste texto será focado o contato com o cliente. Desenvolver um contato e atendimento mais próximo e assim conhecer melhor a operação da sua entidade e negócio, pode trazer informações que tornam o trabalho mais produtivo, eficiente, eficaz e diferenciado. Saber comunicar torna a ativi­dade mais profissional e melhor.

Comunicação é, no mínimo, um caminho de duas vias, onde temos ao menos dois interlocutores (emissor e recep­tor que se alternam nestes papéis) e dentre eles pode haver ruídos, interrupções e barreiras, sejam físicas (barulhos, por exemplo), pessoais (como a interpretação equivocada de algo) ou outras. Muitos conflitos, especialmente interpesso­ais, são causados por falhas no processo de comunicação e podem ser evitados.

Saber ouvir e compreender o cliente é um grande passo, se colocando no lugar dele e assim desenvolver empatia. Não é ouvir apenas com os ouvidos, mas sim com atenção volta­da, transmitindo confiança e credibilidade, para assim obter informações de que precisa para desenvolver bem o trabalho.

Controlar a comunicação também, com melhor aproveita­mento do tempo, para ter algo mais objetivo e eficaz. Dentro deste aspecto, saber falar a linguagem do cliente ou interlocu­tor é algo que o deixa mais confortável e torna a relação mais amigável. Procure conhecer rotinas, termos técnicos e gírias envolvidas no negócio; seja formal ou informal (descontraí­do) quando for necessário.

Não permita que as emoções tomem conta ou gerem bar­reiras no processo comunicativo, afinal o primeiro ruído vem de nós mesmos, como entendemos e interpretamos o outro.

Controle as emoções, desenvolva a inteligência emocional e saiba lidar com situações conflitantes e de estresse. Não é fácil, mas ao saber aplicar isso fará toda a diferença. Neste aspecto, saber gerenciar conflitos e negociar também são ferramentas importantes.

Ao demonstrar os relatórios contábeis, procure ser o mais compreensível possível, informando sobre como poderá analisá-los, tomar decisões, desenvolver estratégias e organi­zar melhor a gestão do seu negócio, de fato trazendo utilidade para tais demonstrações.

Atualmente se discute o futuro da profissão contábil, mui­tos acreditam que a atuação como consultores é uma saída primordial e tem se tornado uma tendência. Aqui também cabe considerar a comunicação como facilitadora nas relações e como uma das formas de desenvolvimento dos processos de assessoria e consultoria, voltada para atração e retenção de clientes e parceiros.

Enfim, a comunicação se dá em vários aspectos (oral, escrita, gestual e etc.) que sendo usada de forma estratégica, inteligente e efetiva, as parcerias serão fortalecidas e solidi­ficadas, os trabalhos serão melhores executados, as relações serão mais sadias e os profissionais terão um bom diferen­cial competitivo em mãos. A comunicação é importante para as pessoas, para os negócios e para a contabilidade. Pensemos nisso.

Postagens relacionadas

A Bolívia e sua Literatura (6): Alcides Arguedas

Redação 1

A ética molenga do Brasil

Redação 5

A Colômbia e sua literatura (3): Hernando Domínguez Camargo (1606 – 1659) 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com