Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

A hora da verdade 

O eleitor ribeirão-pretano decide hoje quem irá governar a cidade pelos próximos quatro anos 

477.595 eleitores da cidade, aptos a votarem no segundo turno das eleições municipais, elegem hoje, 27 de outubro, o próximo prefeito de Ribeirão Preto (Alfredo Risk)

Os 477.595 eleitores da cidade, aptos a votarem no segundo turno das eleições municipais, elegem hoje, 27 de outubro, o próximo prefeito da cidade para o quadriênio – 2025/2028. Disputam o cargo, Ricardo Silva quer recebeu 128.466 votos (48,44% dos válidos) no primeiro turno e Marco Aurélio que obteve 66.136 votos, (24,94%). 

No primeiro turno a cidade teve cinco concorrentes a prefeitura. Em terceiro lugar ficou Jorge Roque (PT) com 15,29%. André Trindade (União Brasil), candidato do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) teve 10,98% e terminou o primeiro turno em quarto lugar. Já Matheus Coelho (DC) encerrou com 0,35%. 

Abstenção – No primeiro turno das eleições municipais deste ano, realizado dia 6 de outubro, o número de eleitores que deixaram de votar em Ribeirão Preto superou o total de votos conquistado por Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio (Novo) que ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente. O balanço é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Tribunal, 160.027 não compareceram às urnas. 

O Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira, 28 de outubro, poderá contribuir para diminuir o total de eleitores nas urnas.  Isso porque, a data é considerada Ponto Facultativo e, caso os trabalhadores tenham viajado durante o final de semana prolongado, eles poderão contribuir para o aumento da abstenção. 

Em Ribeirão Preto, a data será ponto facultativo na segunda-feira. No total, os cerca de 12 mil servidores municipais da ativa não trabalharão. A Câmara de Vereadores que tem 207 servidores comissionados e efetivos também não funcionará. 

Quem é Ricardo Silva 

Ricardo Silva é deputado federal e disputa pela segunda vez a Prefeitura de Ribeirão Preto. Iniciou sua carreira política em 2012, sendo o vereador mais votado da cidade. Em 2016, concorreu à prefeitura, mas perdeu no segundo turno. Foi eleito suplente de deputado federal em 2018 quando assumiu o mandato em função da morte do titular. Em 2022 teve 133.936 votos e se reelegeu para seu segundo mandato. Também foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico no governo Márcio França (PSB). 

Filho do deputado estadual Rafael Silva é formado em Direito e Filosofia, tem pós-graduação em Sociologia e ganhou destaque no rádio apresentando o programa “Rota da Verdade” no sistema Clube de Comunicação de Ribeirão Preto. 

É filiado ao PSD e disputa a prefeitura pela coligação “Para Ribeirão Avançar” formada pelos partidos Avante, MDB, Progressista, PP, PDT, PL, PRD, PSC e PSB.  Ricardo Silva tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.  

Quem é Marco Aurélio Martins  

Graduado em Química Industrial e pós-graduado em Gestão Empresarial foi superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Foi presidente do projeto “Somos Brasil”, vice-presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política e voluntário no projeto social Saravida. Membro da Academia Maçônica de Ciências, Artes e Letras e do conselho da Cooperativa de Crédito Cooperac. Foi escolhido como candidato em um processo seletivo realizado pelo partido Novo.  

51 cidades têm segundo turno  

Eleitores de 51 municípios brasileiros vão mais uma vez às urnas neste domingo para escolher seus prefeitos. Desses 51 municípios, 15 são capitais, entre elas São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. As outras 11 capitais encerraram as disputas no primeiro turno. 

Só realizam segundo turno os municípios com pelo menos 200 mil eleitores. Nessa etapa, concorrem os dois candidatos a prefeito mais bem votados do primeiro turno, mas que não alcançaram metade dos votos válidos – 50% mais um voto. No primeiro turno, as 5.569 cidades do país foram às urnas para votar em candidatos a vereador e prefeito. 

Postagens relacionadas

Ladrão “cabeça de cueca” é preso na região

Luque

Acordo do transporte chega à Promotoria

William Teodoro

Barão de Mauá/Futsal Ribeirão abre a semifinal da LPF nesta quarta-feira, contra o Pinda

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com