O espetáculo “Néctar – O corpo e seus estímulos” estará em cartaz nesta terça-feira, 30 de julho, às 20 horas, na Sala Meira Júnior do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, dentro do projeto ”Amigos da Casa”. Trata-se de um solo de dança contemporânea da bailarina, co-coreógrafa e intérprete Denise Matta, da Cia. de Dança Abrindo Portas, com provocação artística de Denise Namura, da companhia fÀ fleur de peau, da França. Ela vai dançar a história do café na cidade que foi símbolo de poder dos barões graças ao produto e da produção mundial no século XIX.
O corpo se comporta de várias maneiras quando se aguça os cinco sentidos, nada mais estimulante que trazer a cena o corpo após tomar café. O objetivo é estabelecer a relação entre café, cafeína e adrenalina, ligados a expressão corporal, de gestos e movimentos transformados em dança. “A vida é um grande mistério, mas após tomarmos um gole de café aguardamos as surpresas que o dia nos reserva e os movimentos que vão se manifestar enquanto vivemos. E aí, aceita uma xícara de café?”, diz a sinopse do espetáculo.
Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Estão à venda no guichê do espaço cultural. A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores, supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos e titulares de quadro de apoio das escolas da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação, idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG) e portadores de deficiência com um acompanhante. Crianças menores de dois anos não pagam.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Amigos da Casa
Para valorizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.
Desde que o projeto “Amigos da Casa” foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.