A Cia Representando a Arte, através de seu mais recente projeto, o Novos Artistas, acaba de preparar sua primeira turma. Neste ano, 12 atores e atrizes vivenciam a emoção de subir ao palco e de levar arte gratuita à população através do primeiro teatro musical: ‘A Gata Borralheira – uma farsa mineira’. Ao todo serão oito apresentações nas cidades de Serra Azul, Ribeirão Preto, Serrana, Cajuru, Batatais, São Simão e Santa Rosa de Viterbo. A estreia aconteceu no último domingo (7) no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais. A agenda cultural prossegue nas outras cidades.
O objetivo do projeto é oferecer a formação teatral como possibilidade profissional ou como garantia de expressão – uma forma de protagonizar personagens e aprimorar a prática do teatro em palco, experimentando o contato direto com a plateia. Instalada há 12 anos em Serra Azul, a companhia sempre buscou atrair e despertar talentos para a área do teatro.
Nestes anos de atuação, através de projetos de arte e educação já formou mais de 1.500 crianças e adolescentes, produziu 20 mostras e apresentou 40 espetáculos. “Além disso, a companhia conquistou 13 premiações e realizou mais de 300 apresentações, o que propiciou arte e lazer gratuitos para aproximadamente 30 mil pessoas”, explica Richard Oliveira, diretor geral.
Diferente de outras atividades já realizadas pela Cia, com o Projeto Novos Artistas, criado em 2021, os alunos possuem aulas semanais divididas entre três matérias complementares: canto, técnicas do corpo (dança e expressão corporal) e atuação, buscando uma formação mais técnica no universo das artes do palco.
Neste ano, as aulas se iniciaram em abril, ainda em formato on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o diretor, todos os ensinamentos neste período foram destinados à montagem do espetáculo de formatura: a peça musical “A Gata Borralheira – uma farsa mineira”. A produção encerra o ciclo de aprendizado dos artistas.
As apresentações de “A Gata Borralheira – uma farsa mineira” contam com ações de acessibilidade como um programa em Braile e intérpretes de Libras. Em 2021, o projeto foi realizado com apoio do Ministério do Turismo, Secretaria especial de Cultura, Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Sinopse do espetáculo
Estreada em 1962 no Rio de Janeiro pelo grupo “O Tablado” e escolhida à dedo no fantástico acervo dramatúrgico da escritora mineira Maria Clara Machado, “A Gata Borralheira – uma farsa mineira” é uma peça teatral musicada e tem figurino para baile, que são costurados e planejados seguindo uma estética que visita a farsa francesa – com um tempero abrasileirado.
O cenário simples esboça o ambiente perfeito para que Dulcineia – uma jovem moça sonhadora feita de empregada pela madrasta após a morte do pai – trace o caminho para a liberdade e para o amor verdadeiro por entre os braços valsantes do Príncipe Tinhorão.
E o momento aclamado dessa divertida história? O Baile do Palácio do Alvoroço. Organizado pela família Garcia Macedo e Perez, evento muitíssimo esperado por todas as senhoritas da região. A pista de dança é estrategicamente iluminada para dar mais vivacidade às coreografias que estão na ponta dos pés de todos os convidados.
Confusões e gargalhadas transbordam para o público espectador desse incrível espetáculo através da atuação de um elenco com o corpo aprumado e entusiasmado para arredar o pé do camarim e vivenciar esse imenso bololô.
Agenda
Cajuru
Dia 14/11 às 20h
Casa da Cultura Profs. Lucy e Teófilo Elias
Rua Sampaio Moreira, 420
Centro- Cajuru/SP
São Simão
Dia 21/11 às 19h
Theatro Carlos Gomes
Rua Rodolfo Miranda, 277
Centro, São Simão/SP
Serrana
Dia 28/11 às 19h
Fundação Cultural de Serrana
Teatro Lille de Carvalho Reis
Rua Barão do Rio Branco, 339
Centro, Serrana/SP
Agenda em outras cidades e mais informações pelas redes sociais @cia_representando_a_arte