Neste sábado, 14 de setembro, às 20 horas, o Grupo Jovem Arte & Passo, de Belo Horizonte (MG), estará no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, para apresentar duas coreografias, “Maslow” e “Incônscio”, em um envolvente espetáculo de dança contemporânea. A companhia é reconhecida por projetar jovens bailarinos e coreógrafos no cenário nacional.
Doze bailarinos compõem o grupo que tem direção artística de Liana Sáfadi e Eliatrice Gischewski . O espetáculo reúne duas coreografias, “Maslow” e “Incônscio”, dos coreógrafos Fred Veiga, Dalton Walisson e Jorge Ferreira. Em especial, a coreografia “Maslow”, é uma homenagem ao psicólogo Abraham Maslow (1908-1970), e trata das necessidades humanas.
“Incônscio” tem como significado o que há de mais profundo na mente humana, um mergulho do inconsciente e tudo aquilo que nos foge ao controle. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) para todos os setores do teatro – plateia, frisa, balcão nobre e balcão simples. Estão à venda no guichê do espaço cultural e no site www.ingressorapido.com.br.
A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores, supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos e titulares de quadro de apoio das escolas da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação, idosos acima de 60 anos com documento comprobatório (cédula de identidade, RG) e portadores de deficiência com um acompanhante. Crianças menores de dois anos não pagam.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
“Maslow”, de autoria de Fred Veiga, homenageia o pai da psicologia humanista, o norte americano, Abraham Maslow. Os movimentos partem de uma atmosfera de questionamentos e sensações provocadas pela sociedade marcada por um contexto histórico-social e dentro dessa perspectiva cada bailarino busca sua auto realização projetada numa pirâmide marcada pela hierarquia de valores sociais.
“Incônscio”, de autoria da dupla de coreógrafos, Dalton Walisson e Jorge Ferreira, trabalha o movimento do subconsciente, instiga a entender a parte mais profunda da nossa mente, da qual não temos controle. A pesquisa coreográfica de Incônscio resulta em movimentos provocados por um diálogo entre corpo e mente.
O grupo
O Grupo Jovem Arte & Passo foi formado em fevereiro de 2015 pelas bailarinas e coreógrafas Liana Sáfadi, Juliana Reis e Eliatrice Gischewski, com o intuito de incentivar a formação artística de jovens bailarinos na área da dança, nas técnicas de ballet clássico, dança contemporânea e jazz. O grupo conta atualmente com 13 bailarinos, com idades entre 17 e 27 anos, e vem se destacando em grandes festivais e concursos nacionais e internacionais.
Tem muitas premiações, conquistas de bolsas de estudos para outros países, bailarinos aprovados em companhias de renome (Cisne Negro Cia de Dança, Projeto Mov_Ola, Cia.
Mário Nascimento, Lamondance – Canadá), além de atuarem como bailarinos convidados em trabalhos independentes de Cassi Abranches (ex-bailarina do Grupo Corpo) e em espetáculos de escolas de Belo Horizonte e Viçosa (Ballet Yara Araújo, Espaço Integrado de Artes, Escola Baillare, Cia. Ide).