Éramos onze, a totalidade de nossa Confraria, juntos para a reunião quinzenal que repetimos há mais de 20 anos, desta vez no aconchego do Restaurante Salamandra.
Grandes papos preliminares, enquanto aguardamos a chegada e degustação de novos vinhos. E lá vem o André Maculan, trazendo amostras de suas importações. André é o grande responsável pela criação de nosso grupo. Quando trouxe para Ribeirão Preto sua loja de vinhos, convidou um grupo de conhecidos, amantes do vinho, e fundou nossa Confraria.
Sempre nos ensinou e aconselhou. Mesmo mudando para São Paulo, onde tem sua importadora, desloca-se rotineiramente à nossa cidade e participa de nossos encontros. O Gilberto Maggioni Filho, prestigiado patologista, está sempre atento às novidades, suprindo nossa adega de preciosas descobertas e pontificando sobre novos produtos.
Tem excelente adega em sua casa. O Chan, de nome diferente e mostrando sua origem cantonesa – Woetongchan Chan – traz sempre a alegria de sua presença, com suas histórias e, curioso, sabe analisar um vinho como poucos. É médico e muito meticuloso na análise de cada degustação. O baiano do grupo é o Sandro Souza, franqueado da Bomtempo, proprietário de vinícola no Sul e de um alto astral que somente os nativos daquele estado podem ter. Trabalhador inveterado, deixa a marca de suas cozinhas e de seus móveis nas melhores residências da cidade.
O Fernando Freire, médico e Constelador Familiar, prende a atenção de todos com seus ensinamentos sobre a dinâmica familiar e os problemas dela decorrentes. Tem sempre um exemplo, um fato novo que chamam a atenção de todos e sua simpatia inunda nossos encontros. O Lucas Gabarra é nosso benjamim, o mais novo dos participantes. É dono de celebrada academia, onde proporciona a seus alunos exercícios modernos e adequados a cada um deles.
Conhece os restaurantes e lugares de nossa cidade e está sempre descobrindo novas preciosidades. Entende muito de vinho. Também um profundo conhecedor de nossa rede de bares e restaurantes, o Wantuil de Freitas, médico, traz sempre novidades do mundo vinícola e relata com prazer suas incursões gastronômicas e suas visitas a vinícolas no Brasil e exterior. Grande amigo.
O Alessandro Pérsico, consultor em seguros e grande chef, encanta a todos nós pela presença, pelo bom papo e sempre estimula nossas papilas gustativas com as fotos de seus pratos sofisticados. Algumas vezes nos premia com suas criações. O Rodrigo Costa, dono de uma competência rara em fazer suas cirurgias de cérebro, é o grande descobridor de boas novidades. De suas viagens internacionais, traz sempre rótulos consagrados, que enriquecem nossas degustações. Com seu jeito e fala mineira, é presença imprescindível em nossas reuniões. Ocupa a Presidência de nossa Confraria.
Nosso grupo fecha-se com o anfitrião da noite, o oftalmologista Sérgio Borges Ferreira. Introdutor das lentes nas cirurgias de catarata, tem uma vasta coleção de vinhos e é amigo de todos nós. Leitor ávido, está sempre relatando novos livros, e trazendo sua simpática presença em nossos encontros.
Terminada a degustação, entre comentários e constatações sempre diferentes, dependendo do gosto e preferência de cada um, passamos para a parte gastronômica do encontro. Nessa noite, o chef Hugo nos brindou com dois porquinhos devidamente assados, com seu couro tostado, espalhados numa placa de madeira e que foram desmembrados por golpes de um prato de louça, manejado com maestria pelo chef. Terminada esta etapa, o prato é jogado e espatifa-se no chão.
Acima do prazer do vinho e da oportunidade de novos conhecimentos, o que vale mesmo nos nossos encontros é a nossa amizade, que se renova a cada Confraria.