Ao convidar o público para mergulhar no universo infantil, o espetáculo “A Bruxa Malabé”, da Cia. Cornucópia de Teatro, aborda com leveza as relações e os sentimentos humanos, como o amor e o medo. A peça estará em cartaz neste final de semana no Sesi Ribeirão Preto. A apresentação será neste sábado, 13 de abril, às 16 horas, com entrada franca. Nessa história, tudo começa em um vilarejo distante, onde uma mulher e seus cinco filhos viviam a recitar versos e a cantarolar. Um dia, decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos que, inocentes, caem nas traquinagens da Bruxa Malabé.
A malvada feiticeira usa sua persuasão e seu horrível bastão para enfeitiçar e transformar as crianças em trecos e cacarecos, das chaleiras aos penicos. Então, para salvar seus filhos, a mãe começa sua aventura. Guiada por um pássaro falante e de voz vibrante, ela correrá contra o tempo para impedir que o feitiço se concretize com o sumiço de Malabé. Em cartaz há dez anos, o espetáculo é uma adaptação da obra “A Bruxa Salomé” (1996), de Audrey Wood.
Estimulando o encontro com personagens fantásticos, como a bruxa e o herói, o espetáculo adaptado brinca com a imaginação das crianças, por meio de artistas fantasiados, da musicalidade e da manipulação de bonecos. Ao usar estes recursos, o espetáculo da Cia. Cornucópia trabalha diversos signos e símbolos, por meio também de uma linguagem infantil que permita ao público redescobrir sua criatividade.
Ana Luiza Gentil assina o texto com Dino Bernardi, que também é responsável pela direção, cenografia, adereços, iluminação, concepção de bonecos, concepção de figurino e maquiagem. No elenco estão Fabrício Papa, Tania Alonso e Thaís Foresto. A confecção de figurino e de bonecos é de Zezé Cherubini, com pesquisa musical de Caio Marco, Dino Bernardi e Cia. Cornucópia de Teatro. A música é de André Magalhães Fernandes e Claire Jezéquél. A operação de luz é de Cinthia Vendruscolo, com fotografia de Leonardo Granelly e produção cultural de André M. Fernandes. A realização é da Usiarte Produções.
O espetáculo integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) e deverão ser retirados na portaria com uma hora de antecedência. Fica na rua Dom Luiz do Amaral Mousinho nº 3.465, no Jardim Castelo Branco, na Zona Leste. O espaço tem capacidade para receber 200 pessoas. O espetáculo é livre para todas as idades. Informações pelo telefone (16) 3603-7327.