Tribuna Ribeirão
Artigos

A broxada do Vinicius

Vinicius de Moraes, nosso poeta, era uma figura, tinha ciúmes doentio dos amigos. Gostava tanto dos chegados, que de vez em quando, rola no zap um texto com o título “Aos meus amigos”. Para quem ainda não o recebeu, digo que vale a pena uma busca, é simplesmente uma pérola.

Sei tantas histórias do saudoso velho poeta que hoje resolvi rememorar algumas. Que o diga Toquinho, um de seus parcei­ros. Quando de suas passagens aqui por Ribeirão Preto, ele pedia a Sócrates que organizasse uma pelada um dia antes do show. Lógico que regada a muito chope, churrasco e muita resenha.

Certa vez, na chácara do COC, antes de a bola rolar, estavam batendo bola Toquinho, Sócrates, Mazinho e entre outros meu neto Luiz Bueno, que tinha lá seus 12, 13 anos. Eu, a certa distân­cia, ajudando a organizar aquele regabofe, olhava aquele toque do meu neto para Toquinho e pensava: “Luiz nem imagina com quem está tocando bola”.

Meu neto cantava alguns pedaços de músicas do Toquinho e sequer imaginava que estava batendo bola com o autor de “Tarde em Itapuã”, “O Caderno”, “Regra três” e mais uma infinidade de belas canções. To­quinho, muito gozador, no dia seguinte, no palco do Theatro Pedro II, entre uma canção e outra, comentava sobre a pelada e mesmo perden­do dizia que tinha nos goleado. Na plateia a gente ria muito.

Numa dessas resenhas, Toquinho contou que, certa noite, em uma roda de prosa juntou ele, Tom Jobim, Carlinhos Vergueiro e outros amigos, entre eles Vinicius de Moraes, que num dado momento veio com essa!!! “O negócio é o seguinte, se for verdade que a gente morre e depois reencarna novamente, eu tenho um pedido pra fazer pra Deus!!!”

Todos ficaram esperando o que viria, que pedido seria esse??? E ele fechou: “Olha, vou pedir a ele que me mande de volta com o bilau um pouco maior”. Todo mundo caiu na risada, imaginem o lance.

Vinicius morou por um tempo em Niterói, tinha um vizi­nho de nome Alfredo que morava só, mas tinha um gato e um papagaio. Um belo dia se suicidou, Vinicius letrou uma música do Toquinho contando essa história que vou gravar voz e violão e passar para amigos do zap junto com essa crônica.

Vamos à broxada do poeta. Toquinho contou num show aqui em Ribeirão Preto. Antonio Maria, jornalista e amigo dos poetas músicos e boêmios, foi parceiro de Tom Jobim, escrevia bem. Uma noite ele saiu com Vinicius, mas no dia seguinte cedinho ia pra Sampa. Passaram a noite na boemia, o dia amanheceu e ele foi direto pro aeroporto. Vinicius o levou.

No avião, a seu lado estava uma bela moça. Ele puxou conversa, a moça o ignorou, Antonio Maria notou que ela segurava nas mãos um livro de poesias de Vinicius de Moraes, ele foi ao ataque e jogou um lero pra cima dela, dizendo: “Vejo que está lendo um livro meu”.

“Mas como? Você é o Vinicius?”, questionou a moça. “Sim, obrigado por ler minha obra”. Ela abriu guarda e o jornalista foi com tudo. Muita conversa, desceram em Sampa de mão dadas combinando um jantar depois dos compromissos. Ele ligou pro Vinicius contando-lhe tudo.

De volta ao Rio de Janeiro, Vinicius curioso, queria saber o final­mente. O jornalista disse que jantaram, tomaram algumas garrafas de vinho e foram para o quarto. Ela foi tirando peça por peça, Vini­cius esfregava as mãos, querendo saber se o amigo tinha honrado ser ele e falava: “Conta, conta mais Antonio”. Disse que ela tinha um corpo magistral, uma sensualidade de estrela de cinema.

Ele também peladão, carícias mil, Vinicius impaciente dizia: “Vai, vai, vai, Antonio, conta como me saí nessa”. Antonio, desolado e olhando pro amigo, disse: “Vinicius, na hora H você broxou”. O velho poeta desabou e depois disse: “Pô, parceirinho, você manchou minha reputação, cara!!!”

Sexta conto mais.

Postagens relacionadas

Exemplos positivos de saneamento básico…

Redação 1

Ser mãe! 

Redação 2

O mundo dos homens 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com