O Forte Voador, espaço multicutural independente criado por um coletivo de artistas de Ribeirão Preto, está com a agenda cheia neste final de semana, com uma programação voltada para toda a família. Fica na rua Camilo de Mattos nº 170, na divisa do Jardim Mosteiro com os Campos Elíseos, na região central da cidade.
O auditório do Forte Voador (plateia) tem capacidade para 70 pessoas e as atividades são “ao chapéu” – colabora quem pode, com a quantia que quiser. A censura é livre para os espetáculos deste final de semana. As atividades começam nesta sexta-feira, 19 de julho, a partir das 18 horas com a abertura do Bar Voador – todo dia um prato diferente e saboroso. Às 20h30, será a vez do espetáculo circense “TiTi”, com os palhaços Tiba e Tirafina.
Um mergulho no universo da palhaçaria com esquetes tradicionais de circo. No sábado (20), a partir das 16 horas, será realizada a oficina de portagem com João Marcílio. O Bar Voador abre às 18 horas e a partir das 19 horas tem mais espetáculos no espaço cultural. Começa com o Teatro Lambe Lambe de Cesar e Tom. Primeiro será apresentado “Encontro”. Num dia qualquer, numa sessão de cinema, acontece um encontro doce, como uma chuva de caju que cai de repente no calor mais duro de novembro, como vento num pasto bem grande.
Depois será vez de “Isca”. Dizem que todo mundo tem seu próprio destino. Nem todos decidem segui-lo e outros têm a sorte de mudá-lo. Por debaixo das águas de outro mundo, para cada ser, existe uma “isca” que não consegue deixar de morder. Às 20 horas, o Duo Urbano apresenta “Acrodançando”, que mistura dança e acrobacia. Tudo pode acontecer no encontro das artes. Dança e circo se unem para transformar a rua em palco a céu aberto e o céu numa grande lona de circo.
O espetáculo propõe esta mistura, em que dois acrobatas trazem alta destreza corporal, reverenciando a dança e o circo tradicional e contemporâneo. Para fechar o final de semana, no domingo (21), a partir das 16 horas, acontece a “Feira Voadora” com expositores, gastronomia, roupas, acessórios, produtos naturais e veganos, “chope na Kombi”, massagens e música ao vivo. Às 17 horas tem “Contação de Histórias” com a Cia. Zero. Cheiro de infância, cheiro de vó, cheiro de quintal, em cada canto descubra um encanto com memórias partilhas e brincadeiras cantadas.
Às sete da noite, mais Teatro Lambe Lambe, desta vez com Daniela Alana e Mariana Cazula e dois espetáculos. Primeiro, o “Circo Zolho”, onde o respeitável público encontra números perigosos e de grande destreza. Depois, será a vez de “Sopa de pedra”. Uma xícara de dureza cotidiana, um, litro de afeto, uma pitadinha de solidão e sal. Assim se faz uma sopa de pedra. É a história de uma senhora só e simples, que em um dia úmido recebe a visita de alguém muito importante. Por fim, para fechar o final de semana em família, às 20 horas, o Forte Voador recebe o espetáculo de circo “Ching Ling ao Cubo”, com a Cia. ElaMaisEu.
Na peça, o circo chega à cidade e é mais um dia de trabalho para Ling e sua família. Durante a arrumação das coisas para o espetáculo da noite, ele percebe que estão sozinhos e vê ali a chance de mostrar para sua mulher e filha que ele pode ser um grande artista circense. A ELAmaisEU, de Ribeirão Preto, é formada por Iana Montanha e Rafael Rodrigues – ele é palhaço e artista circense há dez anos e há dois se dedica ao treino de parada de mãos. A companhia tem o objetivo de difundir e valorizar a arte do circo e a de rua circulando por pequenos municípios do interior paulista, cativando a plateia com um número que mistura vida, arte e ofício.