Tribuna Ribeirão
Economia

Centro abre 1,8 mil vagas para cursos

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional (CQSP), abrirá inscrições para 13 cursos gratuitos. O credenciamento será de 9 a 13 de abril. Ao todo, serão ofertadas 1.800 vagas distribuídas para aulas de hotelaria, cuidador de idoso, beleza (manicure/pedi­cure, depilação, corte de cabelo, maquiagem, estética facial e cor­poral), gastronomia, panificação, corte e costura, artesanato, bor­dado, crochê, garçom/barman, festas e eventos e jardinagem.

Segundo o secretário mu­nicipal de Assistência Social, o vice-prefeito Carlos Cezar Bar­bosa, a realização dos cursos visa dois objetivos. “O retorno destas pessoas ao mercado de trabalho por meio da qualificação profis­sional e também a geração de renda com investimento peque­no na abertura do seu próprio negócio”, ressalta. Em janeiro, as inscrições para duas mil vagas de cursos gratuitos levaram uma multidão ao Centro de Qualifi­cação e as vagas foram preenchi­das rapidamente.

De acordo com o responsável do Centro de Qualificação Social e Profissional, Carlos César Go­mes Sturari, a duração dos cursos varia de 40 horas a 80 horas. “As aulas são uma vez por semana, como no corte e costura, e duas vezes por semana para os cursos como os de panificação”. Segun­do ele, o corte e costura é que tem maior procura. “O serviço de troca de um zíper ou coloca­ção de um botão gera renda e é necessário pouco investimento com a aquisição de uma máquina apenas para trabalhar”, diz.

O curso de panificação faz parte do curso de culinária e os alunos apreendem na prática sobre a fabricação de pães, bo­los, doces e salgados para festa. “Temos vários relatos de pessoas que fizeram o curso e já estão ge­rando renda para as famílias”, co­memora. Os cursos foram des­centralizados, além da unidade do Ipiranga, funcionam também no CEU das Artes, que fica no bairro Ribeirão Verde. Na Vila Tecnológica tem outra unidade e também nos bairros Quintino Facci II, Campos Elíseos e no Valentina Figueiredo.

“A exceção do curso de culi­nária que é realizado apenas no Ipiranga, nos demais o interessa­do tem a opção de fazer a inscri­ção nestas unidades citadas”. Para a inscrição basta a apresentação de um documento com foto que pode ser o Registro Geral (cédu­la de identidade, o RG) e o com­provante de residência – conta de água ou de luz. Os cursos são ofe­recidos apenas para pessoas que moram em Ribeirão Preto.

Os monitores são todos con­cursados com formação nas suas respectivas áreas. A previsão é do início das aulas já a partir do dia 16 de abril. Os cursos aconte­cem no período de manhã, tarde e noite na unidade do Ipiranga, e de manhã e tarde nas demais unidades. “Os alunos com até 70% de frequência já saem com o certificado de conclusão do curso”, ressalta. O Centro de Qualificação Social e Profissio­nal funciona na avenida Dom Pedro I nº 45, Ipiranga, Zona Norte, e atende de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h30. Mais informações pelos telefo­nes (16) 3630-0401 e 3630-2994.

Postagens relacionadas

35,07% do PIB – Carga tributária bate recorde no país

Redação 1

Orçamento de 2024 prevê salário mínimo de R$ 1.421

William Teodoro

Petrobras anuncia alta de 1,90% no preço da gasolina e queda de 0,30% no diesel

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com