Com atividades práticas e interativas, foi lançada nesta quarta-feira (21) a programação da Semana da Água em Ribeirão Preto. O evento, que acontece no Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira, 22 de março.
A abertura contou com a participação dos alunos do quinto ano da escola municipal Dom Luiz do Amaral Mousinho, que, além de visitar a exposição, tiveram a oportunidade de conhecer a “Fada D’água” – personagem divertido criado, pela companhia de teatro ViverArt, para alertar os estudantes sobre a importância de preservar a água e formar uma nova consciência em cada um sobre o consumo sustentável.
“O nosso desafio é reverter o ciclo de poluição que a gente gera, reduzindo o lixo, reciclando o nosso lixo, para a gente preservar a nossa água e o meio ambiente. Esse é o nosso desafio”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB). Segundo ele, é por isso que o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) está investindo mais de 137 milhões na coleta e tratamento de esgoto. “No ano que vem, 100% do esgoto que sai das nossas casas serão coletados e tratados”, comemora.
“Além disso, a Estação Ecológica Guarani representa um importante ganho ambiental pela preservação do nosso aquífero. Significa o respeito à manutenção de nossa única – ao menos atualmente – fonte de abastecimento de água”, diz Nogueira. O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, também destaca a importância do evento para a autarquia e o trabalho realizado para melhorar cada vez mais o abastecimento de água, conter os desperdícios e atender bem a população.
“O Daerp vai licitar cerca de 45 milhões no setor de abastecimento de água. Vamos fazer as trocas de redes, construção de reservatórios, compra e troca dos hidrômetros, que ajudarão na redução das perdas de água. Vamos também modernizar o nosso sistema de informática para elevar o nível de desempenho e eficiência nos serviços”, diz.
O superintendente destaca os investimentos em obras de interceptores e redes coletoras de esgoto. “Nós já concluímos cerca de 60 quilômetros, do total de 97,2 quilômetros de obras. Estamos perto de cumprir a nossa meta”, ressalta. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Otávio Okano, toda a ação que promove assegurar a preservação da água e do meio ambiente tem importância fundamental.
“Parabenizo o prefeito e os nossos parceiros, sobretudo o Daerp que fez um excelente trabalho de conserto de vazamentos pela cidade. Foram mais de dois mil vazamentos consertados, o que contribuiu e muito para a reduzir as perdas de água e conter os desperdícios”, finalizou.
Em 2017, o Daerp conseguiu reduzir as perdas físicas de água em 11,25% – caíram de 40,10% em dezembro de 2016 para 37,36% em setembro do ano passado. Houve uma redução de 4,74 pontos percentuais, que representa uma queda na perda de água de 594,5 milhões de litros por mês. Este volume é suficiente para abastecer mensalmente uma cidade de 104.482 habitantes, semelhante a Sertãozinho, levando em consideração o consumo médio do Brasil, que é de 187 litros por habitante/dia.
Em 2016, as perdas reais do sistema foram de 42,10% da produção. O Daerp já foi cobrado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) para reduzir a 20%, mas a meta apresentada ao Ministério Público Estadual (MPE) é de redução para 32% até 2021. De acordo com a autarquia, Ribeirão Preto possui atualmente 192.024 ligações de água.
Câmara – Também em comemoração ao Dia Mundial da Água, o vereador Marcos Papa (Rede) promoverá o II Fórum da Água da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, das 14 às 18 horas, no plenário da Câmara. Em sua segunda edição, o evento é gratuito e aberto ao público. Com o tema “Distribuição e Perdas”, reunirá autoridades da cidade e regionais, além de palestrantes renomados que problematizarão o assunto.