O comércio de Ribeirão Preto já está preparado para as vendas de Páscoa. Depois das liquidações de janeiro e das vendas de carnaval, a comemoração faz parte das datas especiais para o varejo. O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) espera grande movimento nas semanas que antecedem o feriado prolongado.
“Apesar de a Páscoa estar diretamente ligada aos tradicionais ovos de chocolate, os consumidores buscam outros produtos, como, por exemplo, opções mais baratas para presentear os familiares, principalmente as crianças. Itens como brinquedos e embalagens complementam os chocolates. Alguns, procuram praticidade e encontram ovos personalizados e cestas de chocolates em diversos estabelecimentos do Centro, dos corredores comerciais e nos comércios dos bairros”, comenta Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp.
As lojas do Centro também atendem à demanda de pequenos empreendedores. “Nesta época, muitas pessoas trabalham para ganhar um dinheiro extra. Alguns montam o seu negócio especialmente para a Páscoa. Esses pequenos empreendedores compram a matéria-prima nas lojas e também ajudam a movimentar a nossa economia”, diz Lopes.
O feriado da Paixão de Cristo, celebrado em 30 de março (sexta-feira), ajuda a aquecer o varejo. “Boa parte da população segue a tradição e consome peixes e frutos do mar no almoço da sexta-feira. As peixarias, empórios e casas especializadas oferecem produtos diversificados e especiais para esse dia e recebem grande fluxo de pessoas”, finaliza Lopes.
Horário de funcionamento – O comércio de Ribeirão Preto terá horário diferenciado durante o feriado de Páscoa. Na sexta-feira (30), Paixão de Cristo, os estabelecimentos estarão fechados. No sábado (31), as lojas estarão abertas das nove às 17 horas e, no domingo (1º de abril), não abrem.
Vendas – Lojas de chocolate e supermercados são os departamentos com mais chances de crescer nesta Páscoa com aumento previsto para até 3%, afirma a pesquisa de expectativa de vendas realizada pela Federação das Câmaras Dirigentes dos Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP). Para o período, comerciantes do estado continuam com previsões conservadoras, esperando um tíquete médio mais baixo. Para o interior, a expectativa é que o valor fique entre R$ 60 e R$ 150.
“Estamos no começo do ano, cujo período é de acúmulo de contas. Por isso, vemos comerciantes com receio de fazerem grandes apostas para datas como a Páscoa, que tendem a favorecer mais o ramo de alimentação. No decorrer de 2018, teremos resultados mais positivos em outros setores. O mercado deve estar mais favorável para o crescimento do varejo esse ano”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.