A Caminhada do Calvário, evento religioso da cidade de Ribeirão Preto, chega a sua 36ª edição. Será na Sexta-Feira da Paixão, 30 de março. A encenação do périplo de Jesus Cristo rumo à crucificação terá início às 19 horas, na Praça São Mateus (Rua Campinas s/nº), no bairro Quintino Facci I, na Zona Norte. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com a Paróquia São Mateus Apóstolo.
Já faz três anos que a encenação do calvário está sob a responsabilidade da paróquia, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. O objetivo é o de manter vivo o evento na cidade e envolver a comunidade, ampliando o acesso cultural de uma tradição milenar que relembra o sentido da Páscoa. Na semana passada, para alinhamento dos últimos detalhes sobre o evento, a administração municipal promoveu, no auditório da Casa da Cultura, uma reunião com representantes de vários setores envolvidos.
Participaram representantes da a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Polícia Militar (PM), Departamento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazenda, Guarda Civil Municipal (GCM) e Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU). A responsável pela direção e produção do espetáculo, Carminha Rezende, afirma que “a Caminhada do Calvário continua firme, levando conhecimento, resgatando a história e, acima de tudo, contribuindo com a educação cristã”.
Para o padre Severino Germano da Silva, Ribeirão Preto mantém a tradição religiosa para unir a população. “A estrutura de um evento já tradicional na cidade vem se somar às nossas atividades e traz um valor sociocultural muito grande para a comunidade, despertando a fé e o senso religioso”, esclarece o pároco.
A encenação retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da sua crucificação. O elenco é composto pelo Grupo de Jovens São Mateus, Núcleo de Idosos, grupo de teatro do reisado e voluntários. “A Caminhada do Calvário começou modestamente e, ao longo dos anos, tomou uma proporção tão grande que agregou milhares de pessoas como atores, figurinistas, voluntários, turistas, devotos e, agora, estamos caminhando na direção do trabalho social, atendendo ao pedido do pároco Germano”, explica Carminha Rezende.
Via-crúcis – Do latim “via crucis”, o caminho da cruz é o trajeto seguido por Jesus Cristo até o Calvário. Na “Via Sacra”, os fieis percorrem a caminhada do filho de Deus desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas, no século XI, quando os católicos percorriam na Terra Santa os lugares sagrados e decidiram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
A Caminhada do Calvário é um evento que une a fé cristã a muita cultura, e é realizada na Semana Santa. Uma festa popular que reúne “seguidores” há 36 anos na cidade para encenação pública da Paixão de Cristo. Cada etapa da encenação, além de representar a via-crúcis, ressalta problemas atuais, como a miséria, fome, guerra, desigualdades, violência, ódio, terrorismo e injustiças, porém visando à fraternidade.