Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Grupo encena a paixão de Cristo na Sexta, dia 30

A Caminhada do Calvário, evento religioso da cidade de Ribeirão Preto, chega a sua 36ª edição. Será na Sexta-Feira da Paixão, 30 de março. A encena­ção do périplo de Jesus Cristo rumo à crucificação terá início às 19 horas, na Praça São Mateus (Rua Campinas s/nº), no bairro Quintino Facci I, na Zona Nor­te. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com a Paróquia São Ma­teus Apóstolo.

Já faz três anos que a ence­nação do calvário está sob a res­ponsabilidade da paróquia, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. O objetivo é o de manter vivo o evento na cidade e envol­ver a comunidade, ampliando o acesso cultural de uma tradição milenar que relembra o sentido da Páscoa. Na semana passada, para alinhamento dos últimos detalhes sobre o evento, a admi­nistração municipal promoveu, no auditório da Casa da Cultura, uma reunião com representantes de vários setores envolvidos.

Participaram representan­tes da a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Polícia Mi­litar (PM), Departamento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazenda, Guarda Civil Municipal (GCM) e Coor­denadoria de Limpeza Urbana (CLU). A responsável pela di­reção e produção do espetácu­lo, Carminha Rezende, afirma que “a Caminhada do Calvário continua firme, levando conhe­cimento, resgatando a história e, acima de tudo, contribuindo com a educação cristã”.

Para o padre Severino Ger­mano da Silva, Ribeirão Preto mantém a tradição religiosa para unir a população. “A estrutura de um evento já tradicional na cidade vem se somar às nossas atividades e traz um valor so­ciocultural muito grande para a comunidade, despertando a fé e o senso religioso”, esclarece o pároco.

A encenação retrata as últi­mas horas de Jesus Cristo antes da sua crucificação. O elenco é composto pelo Grupo de Jovens São Mateus, Núcleo de Idosos, grupo de teatro do reisado e vo­luntários. “A Caminhada do Cal­vário começou modestamente e, ao longo dos anos, tomou uma proporção tão grande que agre­gou milhares de pessoas como atores, figurinistas, voluntários, turistas, devotos e, agora, esta­mos caminhando na direção do trabalho social, atendendo ao pedido do pároco Germano”, ex­plica Carminha Rezende.

Via-crúcis – Do latim “via crucis”, o caminho da cruz é o trajeto seguido por Jesus Cristo até o Calvário. Na “Via Sacra”, os fieis percorrem a caminhada do filho de Deus desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da qua­resma, teve origem na época das Cruzadas, no século XI, quando os católicos percorriam na Terra Santa os lugares sagrados e deci­diram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

A Caminhada do Calvário é um evento que une a fé cristã a muita cultura, e é realizada na Semana Santa. Uma festa po­pular que reúne “seguidores” há 36 anos na cidade para encena­ção pública da Paixão de Cristo. Cada etapa da encenação, além de representar a via-crúcis, res­salta problemas atuais, como a miséria, fome, guerra, desigual­dades, violência, ódio, terroris­mo e injustiças, porém visando à fraternidade.

 

Postagens relacionadas

Promotores pedem punição para violência patrimonial 

Redação 2

Câmara volta do recesso e define comissões

Redação 1

Reforma de Etec começa este ano

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com