As obras de construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central de Ribeirão Preto, estão previstas para começar em abril, segundo previsão da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os projetos já estão prontos e toda a documentação também já deveria ter sido encaminhada para a Secretaria Municipal de Administração, segundo o engenheiro Cantidio Maganini. No entanto, o edital de licitação ainda não foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
Em nota enviada ao Tribuna há cerca de dez dias pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), ele informava que “os documentos referentes à licitação serão encaminhados na próxima semana, e a Secretaria da Administração dará inicio ao processo de lançamento e publicação dos editais.” Ele também revela que o valor estimado para esta fase de obras ainda não foi concluído, mas deve ser de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
“A previsão de início das obras será após a conclusão da licitação com a homologação do vencedor, que deverá ocorrer em meados de abril”, emenda. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM). As pontes estão no pacote do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, que prevê financiamento de R$ 310 milhões.
Em novembro do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou a liberação de recursos de R$ 33,4 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como contrapartida a prefeitura de Ribeirão Preto para o pacote obras do PAC da Mobilidade Urbana. Além das três pontes, há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre deste ano. As demais, para 2019. Outra intervenção, a primeira do pacote, na avenida Antônia Mugnatto Marinceck, a popular “Estrada das Palmeiras”, está em andamento. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana na cidade.
Sobre as outras intervenções, a Secretaria Municipal de Obras diz “que os projetos das demais obras seguem em fase de elaboração com término previsto para este ano, sendo que as do primeiro pacote estão previstas para inicio no quarto trimestre de 2018 (a partir de outubro), e as demais serão realizadas em 2019 e 2020.”
As três pontes na avenida vão interligar as ruas José Bonifácio e Paraíba, a Visconde de Inhaúma com a Tamandaré e a Barão do Amazonas com a Benjamin Constant. A primeira obra do PAC da Mobilidade a ser entregue será a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marinceck, a popular “Estrada das Palmeiras”, que deve terminar no final de dezembro e consumirá R$ 25,3 milhões.
“Ribeirão Preto foi o único município do Estado que conseguiu tirar as obras do PAC do papel e fazer prosperar. Com isso, a cidade vai se modernizar, gerar empregos, renda, serviços e atividades comerciais e econômicas que contribuirão para o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município. No total, serão investidos R$ 310 milhões, a maior parte financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.
PAC da Mobilidade – De acordo com os projetos das obras de mobilidade urbana, serão executados 56 quilômetros de corredores estruturais do transporte coletivo. O pacote prevê a construção de viadutos nas avenidas Jerônimo Gonçalves e Maria Jesus de Condeixa, uma passarela entre o Terminal Rodoviário e o Mercado Municipal. O PAC II tem ainda a construção de dois túneis: um no cruzamento das avenidas Antônio Diederichsen e Presidente Vargas e outro nas avenidas Presidente Vargas e Nove de Julho.
A avenida Brasil contará com dois cruzamentos, um com a avenida Mogiana e outro com a avenida Thomaz Alberto Whately. Obras de interseção em desnível serão executadas entre as avenidas Independência e João Fiúsa e Presidente Vargas com João Fiúsa. Adequações viárias serão executadas na rotatória das avenidas Portugal, Diederichsen e Nove de Julho.
As avenidas Independência, entre o córrego Nova Aliança e Lygia Latuf Salomão serão duplicadas e, será implantada uma avenida de fundo de vale na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite. A cidade também ganhará mais três terminais, um no Centro, outro no Norte e um no Novo Shopping. A previsão é de que as obras sejam entregues até 2020.
“Estrada das Palmeiras” – A duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marinceck é uma das obras incluídas nas intervenções de mobilidade urbana). Em execução, foi orçada em R$ 35,9 milhões, com prazo de entrega em dois anos, porém a empresa vencedora não concluiu os serviços e realizou apenas 8,2% da obra e com o valor remanescente, estimado em pouco mais de R$ 23 milhões. A Tecla Construções está executando os 92% restantes.
Obras do PAC já anunciadas
1º pacote
4º trimestre de 2018 – R$ 54,43 milhões
Obras: Dois viadutos, duas pontes e dois corredores. (viadutos da avenida Brasil com a avenida Thomaz Alberto Wathely e na avenida Maria Jesus de Condeixa com alteamento da CPFL Paulista, pontes na Francisco Junqueira com a Pompeu de Camargo e da avenida Jerônimo Gonçalves, ligando os terminais urbanos. Corredores na avenida Saudade com a rua São Paulo e da avenida Dom Pedro I).
2º pacote
1º trimestre de 2019 – R$ 76,7 milhões
Obras: Construção dos corredores da Presidente Vargas, Norte X Sul (Mogiana, Independência, Meira Júnior), viaduto Avenida Brasil com a avenida Mogiana, trincheira da avenida Independência com a Presidente Vargas e adequações na avenida Presidente Vargas com a Diederichsen e da Nove de Julho X Portugal X Diederichsen.
3º pacote
3º trimestre de 2019 – R$ 86,07 milhões
Obras: Obras do corredor Norte x Sul (Recife, Lygia Latuf, Thomaz Alberto Wathely ), corredores do Quadrilátero Central, avenida do Café, Castelo Branco , ponte na duplicação da avenida Independência, solução em nível na avenida Independência com a João Fiuza e corredor na avenida Costábile Romano.