A Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) ganha nesta semana o reforço de novas equipes que irão fazer parte da força-tarefa de roçada da prefeitura de Ribeirão Preto para atender a cidade a partir do mês de março, quando se encerra o período chuvoso.
A partir desta semana, o trabalho da força-tarefa passa a contar com mais uma equipe, com 19 colaboradores, mais dois caminhões, um guincho e dois tratores. Tudo isso para aumentar a quantidade de áreas atendidas e dar mais agilidade para o recolhimento da massa verde, galhos, móveis e outras ações.
Com o aumento das equipes, no mês de março, mais de 87 canteiros de avenidas e rotatórias irão receber as equipes de trabalho, que superam os dois milhões de metros quadrados de área roçada. Avenidas de grande extensão, como a Via Norte, Carlos Eduardo de Gasperi Consoni e Marechal Costa e Silva já receberam as equipes.
Para o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), o aumento das equipes irá refletir diretamente no alcance de trabalho da CLU. “Ainda estamos no período chuvoso aqui da nossa região. Por isso a grama cresce mais rapidamente. Assim, estamos aumentando as nossas equipes para atender a uma maior área da cidade e garantir para a população uma Ribeirão mais limpa e com mais qualidade de vida”, afirma Nogueira.
“Estamos aumentando as nossas equipes para conseguir roçar e recolher a vegetação de avenidas e praças da cidade. Nosso trabalho se divide em duas etapas: uma agora, na época das chuvas, e outra antes do início da estiagem, em abril. Assim, iremos roçar e limpar todas as áreas novamente para manter a cidade limpa e bonita na estiagem”, explica Alexandre Betarello, coordenador da CLU.
Primeiro bimestre – Somente nos dois primeiros meses de 2018, as equipes da força-tarefa roçaram e limparam mais de 4,3 milhões de metros quadrados. Foram 2.509.903,642 metros quadrados de áreas de avenidas, canteiros centrais e alças de acesso, além de 179,062 quilômetros de pintura de guias.
Também teve 64 praças que receberam os serviços da CLU, o que representa 380 mil metros quadrados roçados e limpos nos meses de janeiro e fevereiro. Já as áreas públicas e particulares somam 1.345.054,150 metros quadrados roçados. Teve também o recolhimento de trecos e inservíveis, que são móveis usados descartados irregularmente em áreas públicas, que somam 424 viagens.