A Mattel anunciou que vai lançar a coleção “Mulheres Inspiradoras”, com conteúdo educacional para meninas, trazendo informações sobre a contribuição de mulheres importantes para a história. O objetivo, segundo a marca, é motivar meninas com exemplos que fizeram a diferença. As três primeiras homenageadas são Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson, e a boneca de Frida deve chegar ao Brasil ainda em março (R$ 249,99).
A iniciativa vem aliada à campanha #BarbieInspira, que incita os fãs da boneca a usarem a hashtag para homenagear mulheres inspiradoras. Há dois anos, a marca lançou exemplares com tons de pele, alturas e corpos diferentes do padrão mais comum da Barbie. Na mesma linha, outras 14 bonecas foram anunciadas como parte da coleção “Barbie Shero” (mistura das palavras “she”, que signfica ela, e “hero”, herói, em inglês). Entre elas estão diversas atletas e mulheres de destaque em outras profissões.
Entre elas estão Nicola Adams, primeira mulher a ganhar um título no boxe olímpico, e Chloe Kim, a mais nova a receber uma medalha olímpica de snowboarding. São duas recém-campeãs olímpicas escolhidas entre as 14 mulheres homenageadas pelo “Barbie Shero”, programa que honra mulheres inspiradoras ao redor do mundo, em edição especial para o Dia Internacional da Mulher.
Adams, bicampeã olímpica britânica, ganhou o ouro nas Olimpíadas Rio 2016 e virou um ícone para jovens atletas e fãs de boxe. Com pais sul-coreanos, a americana Chloe Kim virou favorita nas competições de snowboarding durante as últimas Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang, na Coréia do Sul, venceu o ouro na final feminina de halfpipe e logo depois foi capa da revista Sports Illustrated.
História – A Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”.
Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles “Romeu e Julieta”, “O Mágico de Oz” e “Star Trek”, além de musas como “Marilyn Monroe”, “Audrey Hepburn”, “Elizabeth Taylor”, “Vivien Leigh” e “Grace Kelly”.
Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem.
O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 55 anos, ela já teve mais de 180 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são Barbie astronauta (1965), Barbie médica cirurgiã (1973) e Barbie presidente dos EUA (1992).
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Mattel, 86% das mães norte-americanas se preocupam com as referências a que suas filhas são expostas. Por isso, a Barbie quer incentivar uma reflexão em torno da importância de bons exemplos para meninas.
A pesquisa online foi feita com mais de oito mil mães de meninas de até dez anos de idade, e foi conduzida pela empresa de pesquisa e Mercado OnePoll. Desde 2015 a marca já homenageou muitas mulheres, incluindo Ibtihaj Muhammad, Misty Copeland, Ava DuVernay, Eva Chen e Ashley Graham.