Tribuna Ribeirão
Artigos

Os desafios de estudar personalidade (10)

Quão importante é personalidade para nossa vida individual? Esta é, talvez, uma questão a qual muitos respondem intuitivamente: muito importante. Esta é, também, uma das razões fundamentais do interesse das pessoas no tema. Queremos conhecer, então, o quão grande a personalidade, ou nosso caráter, afeta nossa vida pessoal.

Dados obtidos das pesquisas disponíveis têm mostrado que personalidade tem implica­ções tanto pessoais quanto profissionais. Um exemplo? Traços de neuroticismo e de baixa agradabilidade consistentemente emergem como preditores de nossos relacionamentos nega­tivos, o que e particularmente importante nas relações com os diferentes parceiros. Conhecer a personalidade destes e a de nós próprios, como opostos aos fatores sociais ou contextuais pode ter uma influência estável sobre nossos rela­cionamentos, resultando em diferentes estratégias de enfrentamento e abordagens mais cognitivas, ou racionais, para a resolução de conflitos.

Por adição, pesquisas têm se mostrado úteis também indicando que os traços de personalidade são importantes para a formulação da orien­tação das relações ou intervenções, promovendo relacionamentos mais estáveis por meio de mudanças nas dimensões da personalidade.

Conhecer personalidade tem revelado também que o bem-estar subjetivo é relativamente estável ao longo do tempo, isto é, algo quase invariante mesmo após gran­des eventos de vida, fato este que é frequentemente relacionado com traços de personalidade estáveis. As pessoas que sofrem muitas perdas do tipo morte de parente, de amigos e de com­panheiros, e experenciam outra tanto número de adversidades diversas, como desemprego, divórcio, estresse e problemas de saúde, mantém, em geral, a mesma estrutura de personali­dade antes e depois de tais eventos.

Por sua vez, o sucesso e o desempenho educacional têm importantes implicações sócio­econômicas tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Nestes contex­tos, a literatura converge sobre a influência das diferenças escolásticas individuais como um dos mais importantes fatores, esclarecendo, entretanto, que as dimensões da personalidade podem contribuir significativamente para estes desfechos. Por exemplo: conscienciosidade tem sido mostrada ser um alto preditor de personalidade para o desempenho acadêmico. E, embora outros traços de personalidade, tais como, abertura para experiência, neuro­ticismo e agradabilidade possam ter menor impacto, evidências sugerem que os mesmos também possam contribuir significativamente para o sucesso acadêmico dos estudantes, particularmente quando variáveis contextu­ais são consideradas.

Liderança, algumas vezes, pode ser um assunto de morte. A literatu­ra sobre personalidade e liderança sugere que a personalidade de um lí­der tem influência substancial sobre o desempenho do grupo. Em outras palavras, personalidade pode determinar o destino dos indivíduos, organi­zações e nações. Conhecer o que faz uma boa liderança não é sempre um assunto de intuição, mas por certo de conhecer o que faz um grande líder.

Em conjunto, personalidade exerce uma ampla e pervasiva influência sobre muitos des­fechos em nossas vidas. Nossa personalidade até mesmo influencia o quanto tempo nós vi­veremos por conta das nossas escolhas e das estratégias de enfrentamento que empregamos. Atrevo-me a dizer que personalidade é a nossa própria vida e vice-versa.

Postagens relacionadas

‘Chega de homenagens. Eu quero o dinheiro’

Redação 1

O Brasil deve ser mediador da paz 

Redação 2

‘Apagão’ em SP expõe o desastre da privatização 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com