O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será marcado pelo projeto “Mulheres que inspiram”, realizado pela Revide. Para isso, a revista perguntou a algumas mulheres de Ribeirão Preto quais figuras femininas que, na opinião delas, marcaram a história. Cada convidada escolheu uma personalidade para representar e teve o visual transformado por uma equipe de produção completa. O resultado foi registrado pela fotógrafa Lidia Muradás e poderá ser visto na próxima edição da Revide e também em uma exposição, que será aberta nesta quinta-feira (8), no Shopping Center Iguatemi.
De forma delicada e precisa, o projeto pretende homenagear mulheres que cumpriram papéis importantes e conquistaram seu espaço no mundo, sendo capazes de mudar a visão de uma sociedade inteira. Para Isabel de Farias, diretora da Revide, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de evidenciar e enaltecer mulheres que se destacaram no seu tempo. “A história revela inúmeras personalidades importantes, que ajudaram a tornar possível o fato de, hoje, termos nosso espaço e melhores condições de vida. No mundo contemporâneo, a mulher pode ser a protagonista. No entanto, é preciso reconhecer que, apesar de toda evolução conquistada, ainda temos um longo caminho a percorrer”, argumenta a diretora da Revide.
Para Lidia Muradás, o projeto foi um dos grandes desafios que encarou durante sua carreira. “Creio que conseguimos retratar mulheres do cotidiano, representando a força e o potencial de ícones do universo feminino. É fundamental chamar a atenção do público para a trajetória dessas figuras mais do que especiais porque elas, muitas vezes, ainda passam despercebidas e, com certeza, merecem mais valor”, salienta a fotógrafa.
Vale ressaltar que a diversidade entre as escolhidas pelas convidadas mostra que a mulher sempre exerceu um papel significativo, seja no mercado de trabalho, em casa, envolvidas com arte ou com política e que, com o passar do tempo, elas se apoderam de forma expressiva de lugares que, antes, eram ocupados exclusivamente pelos homens. “Foi delicioso ser convidado pela Revide para participar desse projeto que valoriza as mulheres — em especial, aquelas que conseguem inspirar as pessoas. A pesquisa e a criação fazem parte do meu cotidiano e, como sou inquieto por natureza e adoro um novo desafio, um projeto como este acrescenta e contribui com a minha evolução como ser humano. Não poderia me deixar mais feliz”, afirma Cris Rozzini, cabeleireiro e maquiador.
As lentes da câmera buscaram captar a essência de cada convidada também, levando ao público o real sentido da mulher, que carrega uma sensibilidade ímpar, com características autênticas, mas também uma força e um potencial capazes de mudar a vida de gerações. Aberta ao público, a exposição tocará a todos, mulheres e homens, de forma genuína. Além da mostra, o público poderá conferir o making-of e o depoimento das convidadas através da Realidade Aumentada. “Nossa parceria com a Revide já está consolidada por meio de diversos projetos que também foram transformados em exposição, muitas vezes, tratando de temas relevantes e que precisam ser abordados. O nosso papel tem sido feito com destreza. Estamos orgulhosos do resultado, que será apresentado no dia 8 de março”, conclui a fotógrafa.