O vereador Alessandro Maraca (MDB) exonerou um assessor do seu Gabinete, depois que o funcionário apareceu em um vídeo incitando taxistas a irem à Câmara para pressionar os demais parlamentares a votarem contra um decreto que beneficiaria os motoristas de transporte individual via aplicativos (apps) – Uber, 99 Pop, Cabify etc.. Na gravação, aparece, inclusive um carro oficial da Câmara, o qual o assessor estaria usando.
A votação ocorreu em 20 e fevereiro, e o decreto da vereadora Gláucia Berenice (PSDB) – de interesse dos motoristas por aplicativo – foi rejeitado por causa de um voto. Assim, o decreto do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que segundo os motoristas de aplicativos, prejudica a categoria, foi mantido. Maraca votou contra o decreto da colega de Legislativo.
Em nota à imprensa, o vereador Maraca destacou que “a postura e conduta do funcionário não condiz com a minha posição sobre o tema” e que tomaria “medidas duras para coibir qualquer tipo de confusão com sua pessoa e biografia”.
O vereador lembrou também que, na última quinta-feira (1o.), propôs, inclusive, audiência pública para o dia 21 próximo, “para que possamos debater e ouvir todos interessados sobre o decreto municipal de regulamentação dos aplicativos de transporte”.