Tribuna Ribeirão
Artigos

Por um trânsito mais amigável

A Transerp finalizou os dados sobre os acidentes ocorridos em Ribeirão Preto no ano passado e constatou que os números são os menores dos últimos dez anos. Foram 10.639 acidentes em 2017, contra 11.785 ocorrências no ano anterior. A redução ocorre ao mesmo tempo em que as estatísticas demonstram crescimento de quase 150% no número de veículos nos últimos 20 anos, uma média de 7,5% ao ano, em uma conta simples.

A notícia é boa, mas o número de acidentes ainda é grande. Melhor seria que conseguíssemos redução ainda mais significativa nos registros, uma vez que estas ocorrências, mesmo sem vítimas, ou com vítimas de ferimentos leves ainda causam transtornos para as pessoas, para as famílias. Provocam sempre a interrupção de planos ou ao menos a suspensão temporária deles.

Por isso é papel dos gestores públicos buscarem a diminuição destes casos de todas as formas que estiverem à disposição. A orientação do nosso governo é para que os esforços sejam os mais consistentes nesta direção. A gestão da Transerp tem entendido essa necessidade na busca de um trânsito cada vez melhor e menos violento.

As principais ações têm ocorrido na prevenção, por meio de sinalização mais eficiente e na realização de campanhas de conscientização de condutores de veículos. E o exercício da cidadania no trânsito começa muito antes de os futuros condutores irem para as ruas com seus automóveis e motocicletas.

No ano passado, o Siga Consciente, programa de educação de Trânsito da Transerp, transmitiu ensinamentos a mais de 5.400 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. As ações educativas acontecem na minicidade, equipamento que tem versões fixa, na Transerp, e móvel, utilizada principalmente nas escolas.

Essa foi, no entanto, apenas uma das ações. O mesmo programa Siga Consciente chegou ao conhecimento de mais de 28 mil condutores, em campanhas realizadas na cidade, por meio de palestras, panfletagens e travessia segura. O trabalho aconteceu em vários momentos durante todo o ano, com destaque para o Carnaval, Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, Outubro Rosa e Novembro Azul.

É um trabalho que vai prosseguir da forma mais intensa possível. É uma determinação da Administração Municipal, que apoia incondicionalmente as ações de combate aos acidentes em busca de um trânsito mais gentil e com pessoas ponderadas na condução dos seus veículos. Vamos fazer a nossa parte, nesta direção, em tudo que couber.

E temos consciência de que precisamos da ajuda dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Não basta sinalização eficiente, vias melhores para o trânsito de veículos, campanhas de conscientização e punições a infratores. As ações precisam de aceitação. As pessoas precisam estar dispostas a colaborar. Com obediência às leis de trânsito e à sinalização, a redução de acidentes será previsível e, depois, real. Sem nenhuma sombra de dúvida.

Postagens relacionadas

Até quando a mulher, vítima de estupro, será humilhada no país?

Redação 1

Igreja Santo Antoninho Pão dos Pobres corre risco de desabar (II)!

William Teodoro

Velocidade & valor

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com