Tribuna Ribeirão
Mundo

Guerrilheiros do ELN atacam oleoduto e poços de petróleo na Colômbia

A petroleira estatal Ecopetrol informou nesta sexta-feira que um segmento do segundo maior oleoduto da Colômbia e dois poços de petróleo foram atacados no nordeste do país. As autoridades atribuíram a sabotagem a membros da guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN).

Um dos ataques ocorreu na noite da quinta-feira, quando desconhecidos detonaram parte do oleoduto Caño Limón Coveñas, no departamento (Estado) de Norte de Santander. A explosão somente causou perdas materiais e 20 operários trabalhavam no local para reparar o trecho. Além disso, na madrugada da quinta-feira dois poços petrolíferos foram dinamitados no departamento de Casanare A polícia apontou o ELN como o autor dos atentados.

Segundo a Ecopetrol, até agora houve 12 ataques contra o oleoduto Caño Limón Coveñas, que provocaram vazamento de petróleo e contaminaram vários rios em ao menos três dos 32 departamentos do país. No ano passado, o duto foi atacado 62 vezes.

O bombeamento no oleoduto está suspenso há mais de 35 dias por causa dos contínuos ataques, o que causa perdas milionárias. O Caño Limón Coveñas tem 780 quilômetros de extensão e transporta cerca de 80 mil barris diários dos campos do nordeste, na fronteira com a Venezuela, até o porto de Coveñas, na costa do Caribe.

Em 10 de janeiro, o governo do presidente Juan Manuel Santos suspendeu conversas com o grupo guerrilheiro, após uma série de ataques contra postos policiais e militares e a infraestrutura petroleira, durante os quais morreram pelo menos 12 membros das forças de segurança e 23 membros do ELN.

Delegados dos guerrilheiros e do governo iniciaram há mais de um ano negociações de paz em Quito, no Equador. Santos advertiu que, se o grupo seguir atacando a população civil, não haverá retomada do diálogo. O ELN tem cerca de 1.500 membros e foi fundado na década de 1960. Fonte: Associated Press.

Postagens relacionadas

Israel intercepta foguetes de Gaza

William Teodoro

Opositor de Putin morre na prisão 

William Teodoro

Imigrante que salvou criança em prédio de Paris recebe nacionalidade francesa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com