Satisfação do Consumidor – Aviação é o setor que mais caiu no INSC de 2017
Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou 2017 no mesmo patamar do ano anterior – 54% em 2016 contra 53,9%. Dos 23 setores pesquisados, treze apresentaram variação negativa no ano passado em relação ao mesmo período de 2016. São eles: lojas de departamento (- 3,3pp), vestuário (- 3pp), indústria automobilística (- 7,1pp), indústria digital (- 2,1pp), personal care (- 0,6pp), bebidas (- 0,2pp), indústria alimentícia (- 10,5pp), bens de consumo (- 10,2pp), bancos (- 4,5pp), hospitais & laboratórios (- 2,1pp), indústria farmacêutica (- 3,5pp), aviação (- 15,6pp) e transportes metropolitanos (- 4,8pp). No ano passado, o setor que apresentou a maior variação negativa foi o de aviação, com queda de 15,6pp – passando de 53,4% em 2016 para 37,8%.
Os demais segmentos da economia registraram elevação na satisfação dos consumidores: supermercados (+ 3,1pp), drogarias (+ 6,4pp), eletroeletrônicos (+ 4,1pp), seguradoras (+ 2pp), comunicações (+ 6,1pp), convênios médicos (+ 21pp), saneamento básico (+ 7,3pp), energia elétrica (+ 11,8%), gás (+ 8pp) e construtoras (+ 7pp).
O INSC é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mede mensalmente o que pensam os consumidores de 92 empresas de 23 setores da economia.