Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara impede Guarda Municipal de aplicar multas

A Câmara de Vereadores re­jeitou, na sessão desta terça-feira, 6 de fevereiro, o projeto de lei nº 329, de autoria do Executivo, que pretendia alterar a lei nº 8.380, de 1999, que regulamentou o trabalho da Guarda Civil Muni­cipal (GCM). A proposta negada ontem autorizava a corporação a celebrar convênio com a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) para que os servidores pudessem apli­car multas em motoristas infrato­res, além de atuar na orientação e fiscalização do trânsito.

Foi a segunda tentativa da prefeitura de aprovar o projeto. Na primeira, em 12 de setem­bro, a proposta nem chegou a ser votada em plenário por falta de parecer da Comissão de Justiça e Redação, a popular Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com 34 agentes de trânsito (os “marronzinhos’), a administra­ção contava com o reforço da GCM para poder fiscalizar de forma adequada os novos bol­sões de estacionamento – na ave­nida Dom Pedro I, no Ipiranga, e no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, além da região cen­tral e da avenida da Saudade, nos Campos Elíseos – no total, são 1.734 vagas de Área Azul, e ou­tras 600 estão em estudo no en­torno da avenida Nove de Julho.

Desta vez, com prazo venci­do, o projeto foi à votação, e após muito debate na tribuna o pla­car apontou 13 votos a favor e 13 contra. Assim, o desempate coube ao presidente do Legislativo, Igor Oliveira (MDB) – foi dele o 14º voto contrário, sacramentando a rejeição do projeto. Depois de seis anos, esta foi a primeira vez em que o presidente desempatou uma disputa – a última ocorreu em 2013, quando o ex-vereador Cíce­ro Gomes da Silva (MDB) ocupa­va a presidência e a Câmara tinha 22 parlamentares.

Desde que chegou à Câmara, o projeto levantou muita polêmi­ca, com vereadores de oposição afirmando que o objetivo principal era aumentar a arrecadação com multas. De nada adiantou a prefei­tura incluir um artigo excetuando, entre as atribuições dos GCMs, “a operação de dispositivos de fisca­lização eletrônica de velocidade”. Ou seja, os guardas não poderiam operar radares. Mesmo assim, os parlamentares de oposição derru­baram a proposta.

Segundo a prefeitura, o objeti­vo principal era permitir que guar­das civis pudessem multar quem estacionasse em local proibido ou em vagas da Área Azul sem o de­vido cartão. Até 2014, os guardas civis podiam lavrar multas, mas uma contestação judicial levou a prefeitura a recuar, suspendendo as infrações de trânsito por parte da GCM. Em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) já se ma­nifestou favoravelmente à compe­tência da corporação para autuar motoristas infratores. Em Ribeirão Preto, os servidores da corporação desempenharam essa função en­tre 2004 e 2005, mas uma enxurra­da de ações fez o governo desistir.

Votaram contra o projeto Adauto Marmita (PR), Alessan­dro Maraca (MDB), Bertinho Scandizzi (PSDB), Marco Antô­nio Di Bonifácio, o “Boni” (Rede), Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB), Jorge Parada (PT), Elizeu Rocha (PP), Fabiano Guimarães (DEM), Igor Oliveira (MDB), Isaac Antunes (PR), Jean Corauci (PDT), Lincoln Fernandes (PDT), Marinho Sampaio (MDB) e Or­lando Pesoti (PDT).

O voto que mais chamou a atenção foi o do tucano Bertinho Scandiuzzi – como o placar foi 14 a 13, ele poderia ter garantido a aprovação do projeto do tam­bém tucano Duarte Nogueira Júnior. Votaram a favor Maurício Gasparini (PSDB), Gláucia Bere­nice (PSDB), João Batista (PP), Rodrigo Simões (PDT), André Trindade (DEM), Renato Zuco­loto (PP), Marcos Papa (Rede), Maurício Vila Abranches (PTB), Nelson das Placas (PDT), Oto­niel Lima (PRB), Paulo Modas (Pros), Luciano Mega (PDT) e Paulinho Pereira (PPS).

Postagens relacionadas

Orquestra Sinfônica de RP abre o ano com ‘Brasileiríssimo’ 

William Teodoro

Prefeitura autoriza concurso para coordenador pedagógico 

Redação 2

Condenado por estupro de vulnerável terá que indenizar vítimas

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com