O prefeito Duarte Nogueira anunciou que Ribeirão Preto irá sediar a primeira etapa Fórmula Vee, no mês de junho, no aniversário de 162 anos da cidade. A corrida será realizada nas ruas do novo Distrito Industrial, às margens das rodovias Anhanguera e do Anel Viário Norte. Os organizadores do evento negociam uma segunda etapa, a ser disputada até o final do ano, no mesmo circuito.
A informação foi dada na manhã deste domingo (4), no Parque Permanente de Exposições durante a realização do 7º Califórnia Volks Brothers. Nogueira confirmou para a semana do dia 19 de junho, em comemoração ao aniversário de 162 anos, vários eventos, exposições, shows e a corrida de rua da Fórmula Vee.
O ex-piloto de Fórmula 1 pela Brabham e pela Copersucar, Wilson Fittipaldi, é garoto propaganda da categoria. Ele estava no 7º Califórnia Volks Brothers com um dos carros da categoria. “É bastante importante estar em eventos como este para divulgar a categoria e estamos fazendo um trabalho forte para ver se surgem novos pilotos”, explicou.
Segundo Wilsinho, no início de 2017 a FVee estava com 5 carros e agora conta com 21 pilotos. Em Ribeirão Preto, o percurso de rua será de 3.100 metros. “Este ano estamos organizando com foco na cidade, e depois temos a possibilidade de muitas cidades, a nossa intenção é de no ano que vem realizar um campeonato brasileiro (São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília, Curitiba)”, completou Fittipaldi.
Ribeirão Preto receberá duas etapas da FVee em 2018. “Nós estamos em fase final de negociação com a prefeitura, está prevista a primeira etapa aqui em Ribeirão Preto no aniversário da cidade e depois uma segunda etapa mais para o final do ano. Vamos torcer que dê tudo certo”, contou William Ayer, piloto da Nascar Whelen Euro Series, e parceiro de Wilson Fittipaldi no novo projeto.
A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. A FVee tem campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria.
A FVee foi introduzida no Brasil em 1964, por Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria.