A inadimplência do consumidor em Ribeirão Preto, medida pela Boa Vista SCPC, subiu 6,3% em dezembro do ano passado na comparação com o mesmo período de 2016. Já em relação a novembro, houve queda de, 4%. Na região administrativa, que abrange a cidade-sede e mais 25 municípios, os números são parecidos: alta de 6,2% e recuo de 0,7%, respectivamente. No Estado de São Paulo, foi registrada retração de 1,7% na comparação entre os meses de dezembro.
Em relação a novembro, não houve alteração (zero por cento). No Brasil, a consultoria constatou quedas de 3,5% e 0,5%, respectivamente. A recuperação de crédito do consumidor em Ribeirão Preto, por sua vez, subiu 4,6% na variação interanual e 0,6% na comparação com novembro. Na região administrativa, houve alta de 7,1% e 0,2%, respectivamente. No Estado de São Paulo os índices ficaram em 2,2% e 1%. No Brasil houve queda de 0,4% na comparação com dezembro de 2016 e alta de 1% em relação a novembro.
Em janeiro, em todo o País, a inadimplência subiu 1,6% ante dezembro já descontados os efeitos sazonais, segundo os dados da instituição. Na comparação com janeiro de 2017, houve redução de 6,2% e, no acumulado em 12 meses, a queda foi de 3,8%. No confronto mensal, por região, o maior avanço foi verificado no Sul do País, de 5,5%. Norte e Centro-Oeste registraram a mesma alta, de 3,9%.
No Nordeste, o aumento da inadimplência foi de 2,2%. Já o Sudeste foi a única região que mostrou retração no período, de 0,2%. A Boa Vista SCPC espera que o estoque de inadimplência permaneça em ritmo estável em 2018, com a perspectiva de crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada induzindo uma retomada sustentável da demanda por crédito.