Tribuna Ribeirão
Artigos

Hora de berrar, hora de apoiar!!!

Sábado, 3 de fevereiro de 2018, foi dia de Bloco Berro. Um grito pelo carnaval de rua familiar, saudável e brincalhão. Homenageamos nossas queridas Fernanda Fer e Angela Doreto. Nosso muito obrigado a Colorado, patrocinadora do Bloco Berro e sempre parceira do Cineclube Cauim! No próximo ano, vamos comemorar os 40 anos do Cineclube Cauim e o retorno da banda “É Tudo Cena Dela”. O Bloco Berro terá estes temas em 2019. Preparem-se.

Queria, a exemplo da Cervejaria Colorado, convocar a sociedade e principalmente os empresários de Ribeirão Preto a se unirem ao esforço do Cauim pela cultura da nossa cidade. Venham ajudar mais. Quero com as ponderações abaixo mostrar a importância de um esforço conjunto da cidade em prol da cultura e da juventude.

O Cineclube Cauim aos trancos e barrancos é, sem dúvida, uma das mais importantes entidades culturais da nossa cidade. Todavia é bom destacar algumas coisas que o Cauim é e faz e algumas pessoas ainda não sabem. O Cineclube Cauim vem fazendo o maior projeto de popularização do Cinema do mundo, pois nos seus 40 anos formou o gosto pelo cinema em gerações de ribeirão-pretanos e com o evento dos shoppings que expulsou a população de baixa renda dos cinemas, o Cauim foi um exemplo de resistência e é o único caso no Brasil de um cinema em centro de cidade que era uma Igreja e virou um cinema novamente.

Agradecemos ao proprietário do prédio, Wilton Figueiredo, que tem sido paciente, ao longo destes 15 anos, com os atrasos frequentes no pagamento do aluguel. Lembrar que o Cauim é o único cineclube do mundo aberto o ano todo e com sessões diárias. Lembro da visita do presidente da Associação Internacional de Cineclubes, o italiano Paolo Minuto, chorando emocionado na frente do cinema de mil lugares e uma das maiores telas do Brasil, ao saber desse projeto da nossa cidade.

Pelo seu trabalho é hoje reconhecido como órgão de utilidade pública municipal e estadual. Apesar desse reconhecimento nacional e internacional, o Cauim, como outras entidades sérias que fazem cultura neste país, padece de uma regularidade de apoio. Temos vários parceiros, mas ainda insuficiente para garantir uma estabilidade para entidade.

Fácil ver o dia a dia de Fernando Kaxassa, presidente do Cauim, sempre num esforço quixotesco, lutando contra os moinhos de vento da falta de importância, refletida na falta de dinheiro, que a entidade sofre. Não cansamos de agradecer nossos parceiros, como o Banco BRP, a Cervejaria Colorado, a Coca-Cola, o Banco do Brasil, a Petrobras, Usina Moreno, etc. Agradecemos também a Prefeitura Municipal, sempre parceira, embora sempre aquém do que poderia ajudar. Agradecemos o governo do Estado e o federal, também parceiros.

Queremos nestes 40 anos que o Cauim consiga um respaldo maior da nossa cidade e região, dos nossos empresários. As empresas maiores, contribuindo através da Lei Rouanet (federal) ou do ProAC (estadual), mas as menores podem adotar uma instituição de menores, de idosos, ou outra qualquer e financiar sessões de cinema. Faz o bem a uma população com poucas opções de lazer e cultura, contribuindo também, dentro das suas possibilidades, para manter esta instituição cultural.

Ontem encontrei o Mateus Cândido, jovem que participou de projetos conosco no Cineclube Cauim. Dizia ele da felicidade de voltar a realizar projetos com o Cine Cauim. Me emocionei lembrando de quantos jovens podemos proporcionar boas referências e eles com isso poderem expressar seus talentos para vida.

Quão irresponsáveis somos em achar que isso é papel só do Estado. Como Pontius Pilatus, lavamos as mãos e deixamos milhares de jovens sem nenhuma alternativa, a não ser a criminalidade. É fácil falar em ensinar a pescar, o duro é ensinar. O Cineclube Cauim faz a sua parte e ensina. Vamos fazer a nossa, ajudando quem ensina a pescar a continuar seu trabalho.

Ribeirão Preto é considerada uma cidade rica, a sua sociedade e seus empresários não podem deixar uma entidade como o Cineclube Cauim sem o apoio a altura do fez e faz! Se aproxime, veja o trabalho, faça sua parte.

Deixo, por fim, um link para vídeo (https://youtu.be/8nkbjwBvL9Q) do Cineclube Cauim, feito por ocasião do recebimento de um dos vários prêmios que o Cineclube Cauim recebeu. Nele está Mateus, que fez várias oficinas no Cauim e hoje volta a estar próximo, junto com o movimento hip-hop da cidade. Veja, se emocione, reflita, mas por favor aja!

Postagens relacionadas

Discussões estéreis não curam

Redação 1

Sustentabilidade de valores!

Redação 1

A imagem do fundo do poço está longe!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com