Cerca de 200 famílias do Acampamento Alexandra Kollontai, ocuparam na manhã deste sábado (3) a fazenda Martinópolis, no município de Serrana (Rodovia Abraão Assed, km 31).
A área já foi ocupada mais de 20 vezes e, desta vez, segundo os integrantes do Movimento, o objetivo é anunciar a conquista definitiva da área por parte do MST. Até então, a fazenda pertencia à Usina Martinópolis, que por anos seguidos teria acumulado uma dívida enorme junto ao Estado, com ICMS, o que motivou o processo de interesse do MST pela área, que já dura cerca de 9 anos.
Ainda segundo os coordenadores do MST, o governador Geraldo Alckmin assumiu um compromisso formal de arrecadação da área, baseado em decisão de adjudicação da juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo, da Vara de Execuções Fiscais da Comarca de Ribeirão Preto, no último dia 1o deste mês.
Segundo Manuela Aquino, da direção do Movimento, o MST pretende montar um assentamento agroecológico, com a produção de alimentos orgânicos no local que está sobre área de recarga do aquífero guarani.