A eleição para as 21 comissões permanentes e do Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto, realizada na última quinta-feira, 1º de fevereiro, deixou claro os diferentes graus de disponibilidade dos 22 vereadores que podem ocupar as 80 vagas. O Legislativo tem 27 parlamentares, mas os cinco integrantes da Mesa Diretora não podem participar. Enquanto Adauto Marmita (PR0 vai participar de dez grupos, o ex-presidente Rodrigo Simões (PDT) estará em apenas um.
A Câmara tem seis comissões e mais o Conselho de Ética com cinco vagas, totalizando 35. Outras 15 comissões tem três vereadores cada, totalizando mais 45 vagas. Ou seja, no total são 80 cargos. Como 22 vereadores estão aptos a participar, se a divisão fosse igualitária cada vereador participaria de pelo menos três– e vários deles trabalhando em quatro ou mais comissões.
Mas não foi isso que aconteceu na formação das comissões. Com a mudança do poder, que saiu das mãos de Rodrigo Simões (PDT) e passou para o chamado “Grupo dos 15” que elegeu Igor Oliveira (MDB) para a presidência, o processo de formação dos grupos deixou claro que alguns vereadores do “Grupo dos 12” optaram por participar o mínimo possível do processo de discussão dos projetos em trâmite na Casa de Leis.
O próprio Simões, por exemplo, que presidiu a Câmara no ano passado e desistiu de concorrer à reeleição, aceitou participar de apenas uma comissão, a de de Títulos e Honrarias, que na prática serve apenas para referendar a concessão de comendas como as de cidadão emérito ou ribeirão-pretano. Ele poderia, se quisesse, participar de pelo menos mais dois grupos. E não será o presidente – João batista (PP) vai exercer essa função.
Já Adauto Marmita (PR) não se fez de rogado e aceitou todos os convites que lhe foram feitos. Assim, candidata-se a ser o vereador mais atuante em 2018, já que participa de dez comissões. Ele foi eleito membro das comissões de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária, Seguridade Social, Saúde, Previdência e Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso Vítimas de Violência, Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos da Igualdade Racial, – Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos dos Animais, Habitação e Esporte e Lazer.
Marmita não apenas integra essas comissões – é vice-presidente da Comissão de Finanças, da de Direitos Humanos, da Direitos da Mulher e da dos Direitos das Pessoas com Deficiência. E preside as de Direitos da Igualdade Racial e a de Esporte e Lazer. Republicano vai ter uma agenda lotada, pois também é presidente da Comissão Especial de Estudos dos Camelôs (CEE). Antes, porém, terá de enfrentar uma investigação no Conselho de Ética. É acusado de organizar bailes funks ilegais, os chamados “pancadões”, no Parque Ribeirão Preto, na Zona Oeste, seu reduto eleitoral. Ele nega.