Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara define as 22 comissões

A Câmara de Ribeirão Preto abriu nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o ano legislativo com uma sessão exclusiva para defi­nir a composição das 21 comis­sões permanentes e do Conse­lho de Ética (leia nesta página). Não houve disputa – após dias de negociações, os 27 vereado­res chegaram a um consenso e a aprovação dos nomes indica­dos foi unânime, com 26 votos favoráveis. Apenas o presidente da Casa de Leis, Igor Oliveira (MDB), não votou.

A sessão de ontem foi a pri­meira depois do recesso parla­mentar. O Tribuna apurou que a última comissão a ser “fechada” foi a mais importante de todas, a de Constituição, Justiça e Redação, a popular CCJ, que tem caráter ter­minativo – ou seja, com parecer contrário do colegiado tem poder de barrar um projeto do Executi­vo ou mesmo de parlamentares. Houve resistência à intenção do “Grupo dos 15”, atualmente ma­joritário, de reeleger para a presi­dência Isaac Antunes (PR), que está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suposto cri­me cometido na campanha de 2016 (leia mais nesta página).

Apesar da pressão contrária, o G-15 conseguiu manter o re­publicano na presidência da CCJ. Ele terá como vice Maurício Vila Abranches (PTB). Os outros três integrantes são Marinho Sampaio (PMDB), Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB), e Paulo Mo­das (Pros). Otoniel Lima (PRB) vai presidir o Conselho de Ética, e terá a companhia de Marinho Sampaio (MDB), Maurício Vila Abranches (PTB), Jorge Parada (PT) e André Trindade (DEM).

Ao final da eleição, Igor Oli­veira, como determina o Re­gimento Interno, anunciou os líderes dos blocos parlamentares e dos partidos políticos com re­presentatividade na Câmara. O bloco formado por PR, PTB e PP terá como líder Isaac Antunes (PR) e o vice será Maurício Vila Abranches (PTB). Renato Zucolo­to vai liderar o PP, tendo como vice Elizeu Rocha. Jorge Parada (PT) e Paulo Modas (Pros) são os únicos representantes de suas legendas no Legislativos.

O líder do PSDB, partido do prefeito Duarte Nogueira Júnior, será Maurício Gasparini. Bertinho Scandiuzzi será o vice. Marinho Sampaio vai liderar o MDB, ten­do com vice Alessandro Maraca. O PDT será liderado por Jean Corauci, e Luciano Mega será o vice. No Rede Sustentabilidade, Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni”, vai liderar e Marcos Papa será o vice-líder. E o DEM tem Fabiano Guimarães com líder e André Trindade como vice.

Como o Tribuna havia an­tecipado, após reuniões e muita conversa com o “Grupo dos 12”, liderado por “Boni”, candidato à presidência derrotado, o G-15 vai mesmo comandar as principais comissões da Casa de Leis. Além da CCJ e do Conselho de Ética, Jean Corauci (PDT) vai presidir a de Finanças, Orçamento, Fiscaliza­ção, Controle e Tributária.

Seis das 21 comissões e o Con­selho de Ética têm cinco vagas (35 no total) e as outras 15 contam com três integrantes (45). Ou seja, ao todo são 80 vagas que serão pre­enchidas por 22 vereadores, já que os cinco membros da Mesa Dire­tora não podem participar. Vários parlamentares estão em mais de uma comissão.

Duas comissões, a de Cons­tituição Justiça e Redação e a de Finanças, são consideradas as mais importantes no jogo político porque a maioria dos projetos de­pende do parecer favorável de am­bas – obrigatoriamente, qualquer proposta tem de passar pela CCJ.

O “Grupo dos 15” que elegeu Igor Oliveira (MDB) presidente conta com Alessandro Mara­ca (MDB), Marinho Sampaio (MDB), Orlando Pesoti (PDT), Lincoln Fernandes (PDT), Nel­son das Placas (PDT), Lucia­no Mega (PDT), Jean Corauci (PDT), André Trindade (DEM), Fabiano Guimarães (DEM), Isa­ac Antunes (PR), Adauto Mar­mita (PR), Jorge Parada (PT), Mauricio Vila Abranches (PTB) e Otoniel Lima (PRB).

A oposição do G-12 tem Mar­co Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Rede), Marcos Papa (Rede), Gláucia Berenice (PSDB), Berti­nho Scandiuzzi (PSDB), Maurício Gasparini (PSDB), Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB, substi­tui Waldyr Villela, do PSD, afasta­do pela Justiça), Renato Zucoloto (PP), Elizeu Rocha (PP), João Batista (PP), Paulinho Pereira (PPS), Rodrigo Simões (PDT) e Paulo Modas (Pros).

Postagens relacionadas

RP tem 12,2 mil casos de dengue

Redação 1

Abono injeta R$ 123,7 mi em RP  

Redação 2

Emendas ao orçamento somam R$ 9,73 mi

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com