Em Brasília nesta terça (30), prefeito Nogueira também tratou da ampliação do aeroporto Leite Lopes
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) esteve nessa terça-feira (30) em Brasília para audiência com dois ministros – Alexandre Baldy, das Cidades, e Maurício Quintella Lessa, dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Com o primeiro, o prefeito foi solicitar a confirmação da portaria que aprovou ano passado 1.360 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1” para Ribeirão Preto. O Tribuna apurou que no início de 2017 o Ministério das Cidades anunciou a construção de mais de 15.000 casas por todo o Estado de São Paulo. A cidade de São Paulo receberia mais de 3.000 casas e Ribeirão Preto, 1.360 unidades habitacionais. No final do ano, porém, o governo federal fez um corte substancial no número de casas a serem construídas e Ribeirão Preto corre o risco de perder as 1.360 unidades que já haviam sido prometidas.
Na tentativa de reverter essa perda, Nogueira, acompanhado dos deputados federal Baleia Rossi ((MDB) e estadual Léo Oliveira (MDB), foi negociar com o ministro das Cidades a confirmação das 1.360 casas anteriormente anunciadas. Na oportunidade, o chefe do Executivo solicitou também a aprovação do programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidades” para atender um projeto de 360 apartamentos, apresentado pelo Movimento Livre Nova Ribeirão, que pretende beneficiar famílias que vivem em condições precárias. Nogueira ainda pediu a Alexandre Baldy que priorize, para Ribeirão, projetos “Minha Casa, Minha Vida” para atender comunidades que ocupam, irregularmente, áreas da União.
Também nessa terça-feira Nogueira esteve com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, a quem pediu providências para acelerar o projeto de ampliação do aeroporto Leite Lopes. A novela que se arrasta há mais de 15 anos esta atualmente no capítulo sobre a elaboração do edital para a contratação da empresa que vai elaborar os projetos executivos para as obras a serem realizadas com os R$ 88 milhões anunciados pelos governos federal e estadual no final do ano passado. Elaborado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o termo de referência para o edital foi encaminhado à Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes para validação, em dezembro. Mas a secretaria solicitou várias alterações, o DAESP refez o trabalho e o está encaminhando novamente para Brasília, onde Nogueira esteve pedindo maior celeridade no processo de validação. O DAESP já informou ao Tribuna que o edital está pronto e que será lançado assim que a Secretaria Nacional de Aviação Civil der o sinal verde.
Foto: O prefeito Duarte Nogueira, acompanhado dos deputados federal Baleia Rossi ((MDB) e estadual Léo Oliveira (MDB), em audiência com o ministro das Cidades Alexandre Baldy