Emissoras estão autorizadas a desligar sinal a partir da meia-noite do dia (31), mas em reunião com membros da Anatel na manhã de hoje (30), os gestores do programa Seja Digital acordaram que o desligamento poderá acontecer até 21 de fevereiro
O desligamento do sinal analógico de TV que aconteceria na região de Ribeirão Preto a partir da meia-noite desta quarta-feira, (31), deverá ser novamente postergado, agora para 21 de fevereiro. “Até o dia 21 de fevereiro, o desligamento será uma decisão de cada emissora”, diz Vandreza Freiria, gerente regional do Seja Digital, organização social que administra esse processo de mudança.
A partir desta, porém, o desligamento será obrigatório e quem não se preparar ficará sem acesso à programação de TV.
Segundo o Seja Digital, até esta segunda-feira (29), uma pesquisa mostrou que 89% dos domicílios estavam preparados para o desligamento. Na região, o desligamento vai ocorrer em Ribeirão Preto e mais 19 municípios, atingindo uma população de 1,4 milhão de pessoas.
Quem precisa do conversor
Vale lembrar que os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de conversor para receber o sinal digital. Se a TV já possui conversor embutido, basta conferir se a antena é adequada para a recepção do sinal.
Serviço – O processo é simples. O mais indicado é instalar a antena no telhado de casa. Depois, conecte o conversor à TV e faça a sintonia dos canais. Para quem tem dúvidas, o Seja Digital oferece atendimento pelo telefone 147. A ligação é gratuita.