Os cinco vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara de Ribeirão Preto estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário municipal de Governo e da casa Civil, Nicanor Lopes. O encontro ocorreu no Palácio Rio Branco.
Além do presidente do Legislativo, Igor Oliveira (MDB), participaram o primeiro vice Orlando Pesoti (PDT), o segundo vice Alessandro Maraca (MDB), o primeiro secretário Lincoln Fernandes (PDT) e o segundo secretário, Fabiano Guimarães (DEM). A reunião durou cerca de duas horas.
Além do prefeito e o secretário de Governo, também participaram do encontro o assistente da Casa Civil, Antonio Daas Abud, e o assessor de gabinete Renê Scatena. A reunião foi solicitada pelos vereadores para a apresentação oficial dos novos integrantes da direção do Legislativo, eleitos em 14 de dezembro do ano passado.
Os integrantes da Mesa Diretora também convidaram o prefeito para a sessão de abertura dos trabalhos legislativos deste ano, que acontece na quinta-feira, 1º de fevereiro. O prefeito não só aceitou como anunciou que apresentará, em plenário, uma espécie de balanço de seu primeiro ano de governo.
“Pretendo estar sim na abertura do ano legislativo, fazer uma apresentação do que fizemos em 2017, o estado em que encontramos a cidade em janeiro do ano passado e qual é a perspectiva de melhorias e de resultados positivos daqui para frente”, afirma o tucano.
Os vereadores e o prefeito debateram vários assuntos relacionados à administração. Um dos temas abordados foi a área da saúde. Atualmente, a cidade apresenta superlotação em postos e também na única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em funcionamento, da avenida Treze de Maio, no Jardim Paulista.
A cobrança dos parlamentares é para que as demais unidades de pronto-atendimento, que estão paradas, sejam logo inauguradas. De acordo com Igor Oliveira, a saúde é prioridade e precisa ter uma resposta rápida para a sociedade.
“Nós cobramos o prefeito para que inaugure em breve a UPA do Sumarezinho e também do Quintino Facci II. Isso vai desafogar o atendimento que hoje é precário em alguns postos, principalmente na região norte. Saímos daqui hoje com uma resposta satisfatória e temos certeza de que a UPA estará funcionando o quanto antes”, diz o presidente.
Parques – Os parques públicos da cidade estão na mira da Câmara. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) presidida por Orlando Pessoti investiga a situação desses locais. Por isso, os representantes da Mesa Diretora levaram ao prefeito a sugestão de que seja feita, com urgência, uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Executivo e empresários da cidade.
A intenção é que a população possa ajudar na manutenção desses locais. “A nossa intenção é que o problema seja solucionado e o dinheiro público seja poupado. Por isso uma PPP seria ideal. Temos pessoas que querem cuidar dessas áreas, mas que não tem possibilidade jurídica para isso”, comenta Pessoti.
Agenda – Também ficou definido que uma vez por mês vereadores e prefeito vão se reunir para tratar de assuntos da cidade. O primeiro encontro vai acontecer na quinta-feira (1º), quando a Câmara volta do recesso. “Essa agenda será importantíssima para que possamos ter diálogo direto com o executivo. A harmonia entre os poderes é fundamental. Quem ganha é a cidade e seus moradores”, afirma Fabiano Guimarães.
Ele ainda ressalta que na questão da transparência o prefeito se comprometeu a disponibilizar os dados contábeis da prefeitura em formato aberto, facilitando o trabalho de análise da sociedade e também a divulgação de forma semanal da limpeza de praças no site da transparência.
O prefeito Duarte Nogueira considerou a reunião um sucesso. “Esta primeira reunião com a Mesa Diretora reforça a disposição para o diálogo entre os dois poderes. No ano passado nós conseguimos aprovar a maioria dos projetos enviados. Estabelecemos um critério de total transparência e sempre que possível, e com antecedência, o diálogo entre o Executivo e o Legislativo para a discussão dos projetos que seriam enviados. Neste ano nós vamos manter o mesmo ritmo e ampliar esse diálogo”, diz.