Tribuna Ribeirão
Geral

Ex-presidente poderá pedir registro de candidatura

A condenação em segun­da instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definida nesta quarta-feira (24) após julgamento pela 8ª turma do TRF-4 (Tribu­nal Regional Federal da 4ª Região), tornou o petista inelegível de acordo com as regras da Lei da Ficha Lim­pa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Foram exatamente essas as imputa­ções determinadas a Lula pelo tribunal no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Entretanto, a decisão de hoje não impede, na práti­ca, o ex-presidente de pedir o registro de candidatura à Justiça Eleitoral e até mesmo fazer campanha e receber vo­tos no dia da eleição – desde que sua prisão, pedida pelos desembargadores do TRF-4, não seja consumada.

Isso porque ele ainda pode apresentar recursos contra a condenação criminal – no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal) – e também com o objetivo de conseguir registrar sua candidatura – na Justiça Eleitoral. Enquanto os recur­sos não forem julgados em de­finitivo, o ex-presidente pode atuar como qualquer outro candidato.

A situação jurídica de Lula depende agora de dois fatores: a rapidez da Justiça em julgar os recursos da defesa, tanto no campo criminal quanto no eleitoral, e o sucesso das apela­ções nos tribunais superiores.

Lula é o pré-candidato do PT à eleição presidencial de outubro e tem liderado as principais pesquisas de inten­ção de voto para o pleito, sem­pre seguido pelo deputado fe­deral Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

O fato de o placar final do julgamento ter sido 3 votos a 0 tirou de Lula a possibilidade de pedir a revisão da condena­ção dentro do próprio TRF-4. No tribunal, a defesa só poderá apresentar os chamados em­bargos de declaração, que, em tese, não têm o poder de mo­dificar a decisão, mas apenas esclarecer pontos da sentença.

Enquanto o TRF-4 não terminar o julgamento dos recursos da defesa, não é es­perado que a Justiça Eleitoral declare a inelegibilidade do ex-presidente.

Postagens relacionadas

TSE cancela mais de 15,8 mil títulos em RP

Redação 1

SP passa de 5,5 mil mortes por covid-19

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com