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“Cata galho” – Prefeitura suspende licitação e população fica sem serviço

A secretária interina da Ad­ministração, Marine Vasconce­los, assinou um comunicado, publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 23 de janeiro, em que determina a suspen­são – por tempo indetermina­do – do pregão eletrônico nº 0301/2017 (processo de com­pras nº 0963/2017), cuja fi­nalidade era a contratação de empresa especializada em ser­viços de poda, extração e cole­ta de materiais vegetais (galhos e folhas) em logradouros públicos de Ribeirão Preto.

Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da prefeitura de Ribeirão Pre­to, a licitação foi suspensa por causa de um recurso adminis­trativo apresentado por uma empresa interessada em par­ticipar do certame. A con­corrente questionou algumas exigências constantes do edi­tal e a Secretaria Municipal da Administração optou por suspender o pregão e realizar adequações no documento, que será relançado o mais bre­ve possível, diz a nota.

Segundo a CCS, a prefeitura não quer correr o risco de ter a licitação contestada judicial­mente, o que poderia levar ao cancelamento definitivo do cer­tame. De acordo com o edital lançado pela Secretaria Munici­pal da Administração via Coor­denadoria de Limpeza Urbana (CLU), o valor do contrato, pelo prazo de doze meses, estava esti­mado em R$ 5,164 milhões.

O processo licitatório divide a cidade em seis setores, exigin­do que os caminhões da em­presa vencedora percorram, a cada semana, todos os bairros. Quando a licitação foi lançada, no segundo semestre do ano passado, foi apresentada pela prefeitura como a solução para as dificuldades na manutenção e conservação de logradouros e vias públicas.

O governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) argumentava que o contrato anterior, vigente na época da administração Dárcy Vera (sem partido), havia ter­minado e não tinha sido reno­vado – e que as equipes próprias da Coordenadoria de Limpeza Urbana mal davam conta de manter limpas as praças públi­cas, estando impossibilitadas de assumir os serviços de remoção de galhadas e poda e extrações de árvores nas vias públicas e lo­gradouros da cidade.

A Coordenadoria de Co­municação Social (CCCS) não informou qual a data prevista de relançamento do edital e nem qual será o atraso em função da suspensão anunciada nesta terça-feira. Mas a prefeitura di­vulgou nota assinada por An­derson Ferreira da Silva, diretor do Departamento de Materiais e Licitação da Secretaria da Admi­nistração Municipal, explicando os motivos da suspensão:

“A suspensão do pregão ele­trônico nº 301/2017, cujo obje­to é a contratação de empresa especializada em serviços de poda, extração e coleta de ma­teriais vegetais em logradou­ros públicos do município de Ribeirão Preto, foi em decor­rência da necessidade de alte­ração das exigências contidas referentes à comprovação de qualificação técnica no edital, acatando impugnação admi­nistrativa impetrada pela em­presa Florestana Paisagismo Construções e Serviços Ltda.

Os técnicos da Coordenado­ria da Limpeza Urbana, já estão providenciando as alterações necessárias, a fim que o edital re­tificado possa ser publicado com maior brevidade. Segundo a CLU, os serviços de urgência por ora serão realizados por equipe e equipamentos da própria co­ordenadoria, até a conclusão do procedimento licitatório”.

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