Tribuna Ribeirão
Política

Dos 77 condenados por Moro, TRF-4 só absolveu cinco

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) absolveu apenas cinco dos 77 conde­nados pelo juiz federal Sérgio Moro em quase quatro anos de Operação Lava Jato. Nesta quarta-feira, a Corte de segunda instância vai analisar o primeiro recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso seja confirmada a pena de 9 anos e 6 meses de prisão por corrup­ção e lavagem de dinheiro na ação do triplex no Guarujá (SP), o petista poderá ficar inelegível.

O resultado do julgamen­to terá impacto na disputa pelo Palácio do Planalto e vai mexer com o xadrez da eleição deste ano. A dificuldade jurídica de Lula se reflete em seu futuro po­lítico e no de seu partido. O PT teme encolher na Câmara, no Senado e nos governos estaduais caso o petista seja impedido pela Lei da Ficha Limpa de disputar a Presidência mais uma vez.

A defesa do petista alega ino­cência. As estatísticas do TRF-4, porém, revelam obstáculos im­postos a Lula. O índice de ab­solvição na 8.ª Turma Criminal da Corte – responsável em Por­to Alegre por julgar os recursos contra as sentenças de Moro, da 13 ª Vara Criminal Federal, de Curitiba – é de 6,5%. Apesar das reformas das decisões, 93,5% dos condenados não consegui­ram escapar da pena de prisão.

Postagens relacionadas

Temer admite que reforma ministeriável é inevitável

Redação 1

Alckmin errou ao evitar o PT e focar em Bolsonaro, diz marqueteiro de Doria

Redação 1

Grupo assumirá aeroporto no dia 7

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com