Ribeirão Preto comemora neste sábado, 20 de janeiro, o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A Igreja Católica realizou novenas diárias até esta sexta-feira e hoje haverá duas missas na Catedral Metropolitana, uma às 12 horas e outra, campal, às 18 horas, que tradicionalmente é celebrada por dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano. À tarde haverá quermesse.
No domingo, 21 de janeiro, Dia Nacional do Fusca, também em frente à Catedral Metropolitana, será realizado o encontro do popular carro da Volkswagen, com benção os veículos e carreata, a partir das 10h30. Ao meio-dia, todos poderão participar da 2ª Queima do Alho da Catedral. O cardápio será composto por arroz carreteiro, paçoca de carne seca, feijão gordo, bife na chapa e salada. As bebidas devem ser pagas separadamente.
Os convites custam R$ 45. Crianças entre quatro e oito anos pagam R$ 15. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3625-0007. Também haverá missas às nove, às onze, às 17 e às 19 horas – esta seguida da tradicional procissão pelas ruas da região central com o andor do santo.
Para quem pretende fazer compras, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) informa que a abertura das lojas na região central e nos corredores dos bairros – nas avenidas Dom Pedro I (Ipiranga) e da Saudade (Campos Elíseos) e no Boulevard – será facultativa, das nove às 17 horas.
No Shopping Santa Ursula, as lojas poderão abrir das 14 às 20 horas, mas a praça de alimentação funcionará normalmente, a partir das onze horas. No RibeirãoShopping e no Shopping Iguatemi, a abertura também será facultativa, das dez às 22 horas, mas as praças de alimentação e lazer funcionarão das onze às 22 horas. O Novo Shopping também deixou a critério dos lojistas a abertura, ou não, no feriado. A praça de alimentação e lazer, por sua vez, funcionará das dez às 22 horas. O Poupatempo não abre hoje.
A prefeitura vai manter os serviços essenciais. As Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) do Quintino Facci II, da Vila Virgínia e Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, no Jardim Paulista, irão funcionar normalmente para urgência e emergência. Mais informações no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br.
Em reunião com o padre Francisco Zanardo Moussa, o Padre Chico, da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, em dezembro, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) confirmou a manutenção do feriado do padroeiro – entidades ligadas ao comércio pretendiam transformar a data em ponto facultativo.
O Dia de São Sebastião passou a ser feriado em janeiro de 2010 graças à lei 11.919/2009, de autoria do ex-vereador Corauci Neto (então no PSD), sancionada pela então prefeita Dárcy Vera (sem partido). A cidade ficou 43 anos sem folga em 20 de janeiro – até 1967 essa data era considerada feriado municipal.