Tribuna Ribeirão
Geral

Movimentos pró e contra Lula preparam manifestações

O julgamento do recurso da defesa do ex-presidente da Re­pública Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá (SP) pelo Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, 24, mobiliza movimentos pró e contra Lula na capital gaúcha. As manifestações tomarão corpo a partir desta segunda-feira, 22, e as forças de segurança se articu­lam para planejar sua atuação.

As manifestações mais nu­merosas prometem ser as de movimentos sociais e partidos de esquerda que apoiam o ex­-presidente da República. Entre os participantes da Frente Brasil Popular, ligada à CUT, que lidera a organização dos atos pró-Lula, o clima é de Fórum Social Mundial – movimento de esquerda que se destacou em Porto Alegre no iní­cio dos anos 2000.

Na segunda e na terça-feira, 23, serão realizadas diversas plenárias, contando com nomes de expres­são nacional, como a presidente da República cassada Dilma Rousse­ff e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que participarão do pai­nel “Mulheres pela Democracia”, e dos senadores Paulo Paim (PT­-RS) e Roberto Requião (PMDB­-PR), convidados para a “Ação Global Anti-Davos”.

O principal ato público dos movimentos de esquerda será realizado no fim da tarde de ter­ça-feira, quando são esperadas mais de 200 caravanas do inte­rior do Rio Grande do Sul e dos Estados vizinhos, Santa Catarina e Paraná, para uma marcha na região central da capital gaúcha. Os organizadores esperam reu­nir mais de 50 mil pessoas na chamada “esquina democráti­ca”, que fica perto do Mercado Público de Porto Alegre, a partir das 17 horas do dia 23.

Já os movimentos favoráveis à condenação de Lula têm optado por manifestações mais discretas. O Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua espalharam pela cidade cerca de 30 outdoors pe­dindo “Lula na cadeia”.

“CarnaLula” – Na véspera do julgamento, um ato está sendo convocado para o Parque Moi­nhos de Vento, o Parcão, espaço usual de protestos em apoio à Lava Jato em Porto Alegre. O evento no Facebook, marcado para às 18 ho­ras do dia 23, tinha menos de 100 confirmações até a quinta-feira, 18

O MBL convoca para outra manifestação no dia do julga­mento, também no Parcão. Cha­mado de “CarnaLula”, o evento é anunciado pelo movimento como “um verdadeiro pré-car­naval” em “comemoração pelo início da libertação do Brasil”.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Exame toxicológico vai até final de abril 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com